Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5646
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielaGhiringhelloSakamoto.pdf827,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da metodologia de projetos temáticos da turma de 4º e 5º ano multisseriada da Escola Vila Verde em Alto Paraíso-GO
Autor(es): Sakamoto, Daniela Ghiringhello
Orientador(es): Corrêa, Rosângela Azevedo
Assunto: Educação ambiental
Ecologia humana
Currículo escolar
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: SAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Avaliação da metodologia de projetos temáticos da turma de 4º e 5º ano multisseriada da Escola Vila Verde em Alto Paraíso-GO. 2013. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Nesta monografia analisamos se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Vila Verde em Alto Paraíso/GO conseguiu efetivar a interdisciplinaridade através dos projetos temáticos e se os resultados obtidos poderiam formar sujeitos ecológicos a partir da perspectiva da Educação Ambiental e Ecologia Humana para que possamos ter sujeitos atuantes e críticos na escola e na sociedade. Os projetos foram: Conhecendo o Nosso Ambiente, Tradição e Cultura, Tecnologias Sociais e Somos Todos Um. Para atingir o propósito da pesquisa analisamos o PPP da escola, os projetos temáticos, as atividades realizadas pelos estudantes de 4º e 5º ano da turma multisseriada durante do ano de 2012, ao mesmo tempo, realizamos a observação participante. Os resultados da pesquisa indicam que existe a presença do ideário de sujeito ecológico dentro dos projetos temáticos, mesmo quando o PPP da escola não tenha uma proposta teórica e metodológica contundente com os atributos e valores do sujeito ecológico. Percebeu-se que as atividades desenvolvidas nos projetos tiveram relevância no processo de aprendizagem os estudantes. A interdisciplinaridade que é um dos princípios da EA pode ser observada nas atividades desenvolvidas nos projetos temáticos mas não consegue abarcar todos os conteúdos curriculares. Esse é um desafio que deverá ser contemplado dentro d PPP para que possa formar sujeitos ecológicos, ousando caminhar em direção a novos modos de ensinar, aprender, compreender e agir em sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons