Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5646
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielaGhiringhelloSakamoto.pdf827,19 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Rosângela Azevedo-
dc.contributor.authorSakamoto, Daniela Ghiringhello-
dc.identifier.citationSAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Avaliação da metodologia de projetos temáticos da turma de 4º e 5º ano multisseriada da Escola Vila Verde em Alto Paraíso-GO. 2013. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractNesta monografia analisamos se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Vila Verde em Alto Paraíso/GO conseguiu efetivar a interdisciplinaridade através dos projetos temáticos e se os resultados obtidos poderiam formar sujeitos ecológicos a partir da perspectiva da Educação Ambiental e Ecologia Humana para que possamos ter sujeitos atuantes e críticos na escola e na sociedade. Os projetos foram: Conhecendo o Nosso Ambiente, Tradição e Cultura, Tecnologias Sociais e Somos Todos Um. Para atingir o propósito da pesquisa analisamos o PPP da escola, os projetos temáticos, as atividades realizadas pelos estudantes de 4º e 5º ano da turma multisseriada durante do ano de 2012, ao mesmo tempo, realizamos a observação participante. Os resultados da pesquisa indicam que existe a presença do ideário de sujeito ecológico dentro dos projetos temáticos, mesmo quando o PPP da escola não tenha uma proposta teórica e metodológica contundente com os atributos e valores do sujeito ecológico. Percebeu-se que as atividades desenvolvidas nos projetos tiveram relevância no processo de aprendizagem os estudantes. A interdisciplinaridade que é um dos princípios da EA pode ser observada nas atividades desenvolvidas nos projetos temáticos mas não consegue abarcar todos os conteúdos curriculares. Esse é um desafio que deverá ser contemplado dentro d PPP para que possa formar sujeitos ecológicos, ousando caminhar em direção a novos modos de ensinar, aprender, compreender e agir em sociedade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordEcologia humanaen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.titleAvaliação da metodologia de projetos temáticos da turma de 4º e 5º ano multisseriada da Escola Vila Verde em Alto Paraíso-GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-12T14:25:33Z-
dc.date.available2013-07-12T14:25:33Z-
dc.date.issued2013-07-12T14:25:33Z-
dc.date.submitted2013-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5646-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons