Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5625
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BeneditaMárciaMourãodaSilva.pdf503,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ateliê de artes visuais na escola : um espaço favorável à aprendizagem
Autor(es): Silva, Benedita Márcia Mourão da
Orientador(es): Bezerra Junior, Belidson Dias
Castro, Rosalva Ieda Vasconcelos Guimarães de
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Coorientador(es): Sousa, Rafaela Silva de
Assunto: Arte na educação
Ateliês
Prática de ensino - arte
Data de apresentação: Dez-2012
Data de publicação: 10-Jul-2013
Referência: SILVA, Benedita Márcia Mourão da. Ateliê de artes visuais na escola: um espaço favorável à aprendizagem. 2012. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá-AC, 2012.
Resumo: A investigação em questão tem como propósito tornar visível a importância de um espaço dedicado à prática da disciplina de Artes Visuais. A preocupação com a falta de um espaço adequado para as aulas práticas de arte levou ao seguinte questionamento: Até que ponto as aulas práticas de arte no município de Tarauacá estão realmente contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos? Essa questão foi observada e identificada durante os Estágios Supervisionados em Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Augusto de Araújo, onde se observou que não é disponibilizado aos alunos um espaço adequado para realizarem as atividades práticas das aulas de arte. Esta investigação tem por objetivo analisar os percursos dialógicos entre a teoria e a prática do ensino de arte utilizando o ateliê. Para tanto, torna-se necessário conhecer as mudanças que ocorreram no ensino das artes, reconhecer a relevância de um espaço físico adequado para aulas práticas de arte, esclarecer sobre a relação de ensino aprendizagem entre teoria e prática para favorecer a produção artística dos alunos e demonstrar como um ateliê pode contribuir no desenvolvimento da prática artística no Ensino Fundamental II.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons