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Título: Plano de negócio Villa Paulicéia : Oficina do Pão
Autor(es): Maluf, Ana Helena Sampaio
Orientador(es): Pontes, Shirley
Assunto: Padeiros e padarias
Planejamento estratégico
Plano de marketing
Planejamento empresarial
Data de apresentação: 2006
Data de publicação: 20-Ago-2009
Referência: MALUF, Ana Helena. Plano de negócio Villa Paulicéia: Oficina do Pão. 2006. 69 f. Monografia (Especialização em Gastronomia como Empreendimento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este estudo objetiva a realização de um plano de negócio para verificar a viabilidade de um empreendimento em panificação. Foram utilizados como fonte de dados estudos, empreendidos por entidades do setor, que traçaram um perfil do segmento. O plano de negócio foi eleito como instrumento por ser um documento que reflete a realidade, as perspectivas e a estratégia da empresa. Nele foi desenvolvido um planejamento estratégico onde foi declarado todas as ações da organização o posicionamento diante do mercado, os caminhos a serem seguidos, os objetivos, as metas, os valores da empresa, a sua visão e sua missão, além de uma análise ambiental que identifica as oportunidades e as ameaças, os pontos fortes e fracos do empreendimento em relação ao negócio. O plano de marketing foi outra ferramenta importante para definir a forma como a empresa atuará para levar os produtos aos clientes, analisa a situação, o consumidor, o mercado, os aspectos legais e o posicionamento e define o produto, o ponto, a promoção e o preço. É através deste estudo que decidiremos a forma como se apresentará no futuro. O plano operacional descreve a forma da empresa operar, gerenciar, executar, distribuir e controlar produtos e serviços. Como será a logística interna, a descrição física do empreendimento e o seu quadro funcional. Por fim, o planejamento financeiro faz uma análise de viabilidade econômica definindo os investimentos, o capital de giro, custos operacionais, os indicadores de vendas, a receita esperada e outros índices orçamentários. Em suma o presente estudo conclui a exeqüibilidade do empreendimento proposto, demonstrando a chance de sucesso uma vez seguido todos os passos delineados neste trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study has as goal to perform a business plan to verify the viability of a bakery enterprise. As data source, we have used studies carried out by institutions of the bakery branch, that delineated a profile for this kind of activities. The business plan was selected as a tool reflecting the reality, perspectives and strategies of the enterprise. In this business plan it was developed a strategic plan, where was established all the actions of the organization, including the positioning of the enterprise regarding market, future ways, general and specific accomplishments, the enterprise monetary value, its standpoints and missions, beyond that an environmental analysis, that identifies oportunities and risks, strong and week aspects of the enterprise as a business activity. The marketing plan was another important aspect in order to define the form as the enterprise will act to bring the final goods to the costumers, to analyze the situation, the costumer, the market, the law aspects and positioning, and to define the kind the product, the local, the advertisement costs and price. It is throughout this study that we will decide the way the enterprise will be in the future. The operational plan describe the enterprise way for working on, directing, distributing and controlling goods and services; the internal logistic, the area (physical room) description of the enterprise and its worker group. Finally, the financial plan performs an analysis of the economical viability, defining investments, capital of-circulation, operational costs, selling indices, profts, among other budget indices. In short the present study concludes for the successfulness of the proposed enterprise, demonstrating the real possibility for such a success, once the steps indicated out in this work would be followed out.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2006.
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