Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EdneiaRodriguesTeixeira.pdf776,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A literatura infantil nos anos do ensino fundamental na escola municipal Francisco Reis - Carinhanha-BA
Autor(es): Teixeira, Ednéia Rodrigues
Orientador(es): Pontes, Elício Bezerra
Assunto: Literatura infanto-juvenil
Educação de crianças
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 24-Jun-2013
Referência: TEIXEIRA, Ednéia Rodrigues. A literatura infantil nos anos do ensino fundamental na escola municipal Francisco Reis - Carinhanha-BA. 2013. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: A produção deste trabalho monográfico teve com objetivo sistematizar conhecimentos sobre como ocorre a inclusão da Literatura Infantil no currículo escolar da escola Francisco Reis na comunidade de Agrovila 15, no município de Carinhanha - Bahia propondo-se a discutir o papel que a literatura infantil desempenha sobre a aprendizagem da criança. E para obter as informações necessárias para responder minhas indagações iniciais, foi realizada uma pesquisa baseada numa abordagem qualitativa, e uma investigação observando diretamente duas salas de aula do 1º ano, uma do 2º, uma do 4º e uma do 5º ano, com duração total de 20 horas, bem como a aplicação de uma entrevista com as professoras das turmas observadas. Partimos da premissa de que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, o sentimento e o aprendizado de forma significativa. Sendo assim, as principais referências teóricas consultadas para a realização desta pesquisa foram Abramovich e Cademartori. Esses autores mostraram a direção para nossa investigação, discussão e posicionamento acerca da literatura infantil nas instituições de ensino. E para sistematizar este trabalho fiz uma pequena retrospectivada história da Literatura infantil buscando suas origens, as contribuições de Monteiro Lobato, no caso brasileiro e, por fim, a Literatura Infantil na sala de aula. As observações e entrevistas demonstraram que todas as professoras desta instituição participantes da pesquisa estão incluindo a Literatura Infantil no currículo, através da pedagogia de projetos desenvolvidos pela escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons