Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EdneiaRodriguesTeixeira.pdf776,66 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPontes, Elício Bezerra-
dc.contributor.authorTeixeira, Ednéia Rodrigues-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ednéia Rodrigues. A literatura infantil nos anos do ensino fundamental na escola municipal Francisco Reis - Carinhanha-BA. 2013. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractA produção deste trabalho monográfico teve com objetivo sistematizar conhecimentos sobre como ocorre a inclusão da Literatura Infantil no currículo escolar da escola Francisco Reis na comunidade de Agrovila 15, no município de Carinhanha - Bahia propondo-se a discutir o papel que a literatura infantil desempenha sobre a aprendizagem da criança. E para obter as informações necessárias para responder minhas indagações iniciais, foi realizada uma pesquisa baseada numa abordagem qualitativa, e uma investigação observando diretamente duas salas de aula do 1º ano, uma do 2º, uma do 4º e uma do 5º ano, com duração total de 20 horas, bem como a aplicação de uma entrevista com as professoras das turmas observadas. Partimos da premissa de que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, o sentimento e o aprendizado de forma significativa. Sendo assim, as principais referências teóricas consultadas para a realização desta pesquisa foram Abramovich e Cademartori. Esses autores mostraram a direção para nossa investigação, discussão e posicionamento acerca da literatura infantil nas instituições de ensino. E para sistematizar este trabalho fiz uma pequena retrospectivada história da Literatura infantil buscando suas origens, as contribuições de Monteiro Lobato, no caso brasileiro e, por fim, a Literatura Infantil na sala de aula. As observações e entrevistas demonstraram que todas as professoras desta instituição participantes da pesquisa estão incluindo a Literatura Infantil no currículo, através da pedagogia de projetos desenvolvidos pela escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLiteratura infanto-juvenilen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleA literatura infantil nos anos do ensino fundamental na escola municipal Francisco Reis - Carinhanha-BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-24T11:54:28Z-
dc.date.available2013-06-24T11:54:28Z-
dc.date.issued2013-06-24T11:54:28Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5369-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons