Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreiaLimaPereiraDutra.pdf139,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Parceria escola e família : relatos de experiência
Autor(es): Dutra, Andréia Lima Pereira
Orientador(es): Córdova, Rogério de Andrade
Assunto: Escolas - organização e administração
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: DUTRA, Andréia Lima Pereira. Parceria escola e família: relatos de experiência. 2013. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.
Resumo: Nos dias atuais, na sociedade contemporânea que vivemos é necessário repensar o modelo de gestão utilizada nas escolas, e principalmente o papel da gestão democrática e participativa na geração da qualidade no âmbito escolar. Muito tem se discutido sobre os instrumentos para a efetivação de uma Gestão Escolar Democrática, tendo como base neste processo a atuação dos professores, alunos, pais e comunidade. Assim, a finalidade principal deste ensaio é demonstrar as possibilidades de efetivar um processo democrático dentro da escola através da participação da família em parceria com a gestão escolar. Nesse sentido, e segundo os estudos realizados por Antunes (2000, p. 72), acredita-se que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola, gestão, professores, pais promovem, para todos, o domínio dos conhecimentos e do desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a constituição da cidadania também como poder de participação. Nesse contexto e conforme pesquisa desenvolvida verificou-se que uma das maiores dificuldades da gestão era estabelecer situações significativas que pudesse estabelecer a participação de todos na acepção de gerar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, acredita-se que uma gestão escolar só poderá contribuir de maneira democrática a partir do momento em que todos os funcionários, alunos e comunidade se envolvam de forma participativa nos projetos pedagógicos e culturais da instituição.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons