Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5340
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FelipeJordandeAlmeida.pdf606,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores que levam o gestor à escolha pela terceirização da produção de blocos de concreto na construção civil : estudo de caso
Autor(es): Almeida, Felipe Jordán de
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Construção civil - estimativas
Terceirização
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: ALMEIDA, Felipe Jordán de. Fatores que levam o gestor à escolha pela terceirização da produção de blocos de concreto na construção civil: estudo de caso. 2013. [59] f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O aumento na competitividade na construção civil deve-se ao crescimento urbano e ao desenvolvimento econômico do país. A facilidade de crédito disponível no mercado, o déficit habitacional, os programas do Governo Federal como o Minha Casa Minha Vida ou Morar Bem e, a quantidade de novos empreendimentos comprova o bom momento que o setor imobiliário atravessa. As construtoras focam nas vendas de apartamentos e para que entreguem as obras no prazo estabelecido aos compradores, terceirizam algumas atividades do seu processo produtivo focando na principal competência da organização. O objetivo da presente pesquisa foi descrever os fatores que influenciam a escolha do gestor pela terceirização dos serviços de produção de blocos de concreto na construção civil, por meio das dimensões relativas à Teoria dos Custos de Transação (TCT). Para atender este objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, cujo procedimento técnico foi o estudo de caso na empresa Mais Engenharia que terceiriza a produção de blocos de concreto em um complexo residencial que está sendo construído na cidade de Valparaíso - GO. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: roteiro de entrevista semi estruturada, análise documental e observação direta. Percebeu-se com os resultados encontrados que os fatores que fazem com que os gestores escolham pela terceirização não devem ser apenas de análise econômica e que são analisados também fatores de competências e fatores do custo de transação. Na empresa estudada percebe-se que os gestores mesmo sem possuir conhecimentos teóricos acerca da Teoria dos Custos de Transação e outras técnicas, identificaram como fatores importantes para a tomada de decisão elementos da frequência, incerteza, especificidade dos ativos, especificidade locacional e física no processo da terceirização da produção de blocos, os quais são fatores presentes na TCT. A contribuição deste trabalho reside na consideração de aspectos mais abrangentes na tomada de decisão que envolve fabricar internamente ou terceirizar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons