Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5270
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NataliaFerreiraRocha.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico de competências profissionais do apoio administrativo da Universidade Aberta do Brasil
Autor(es): Rocha, Natália Ferreira da
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Competências organizacionais
Gestão por competências
Educação à distância
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: ROCHA, Natália Ferreira da. Diagnóstico de competências profissionais do apoio administrativo da Universidade Aberta do Brasil. 2013. 109 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais do grupo de apoio administrativo dos cursos à distância da Universidade Aberta do Brasil. Foram realizadas 9 entrevistas com profissionais atuantes na área, com o objetivo de mapear suas competências. Posteriormente, foram aplicados 2 questionários (A e B) com o objetivo de mensurar a percepção da amostra sobre o grau de importância e de domínio e indicar a lacuna de cada competência mapeada. Foi necessário utilizar dois questionários, pois o primeiro questionário estava muito extenso. Optou-se, assim, por reduzi-lo ao questionário B, selecionado as competências com maior frequência no primeiro, reaplicando a mesma amostra. Os dados coletados a partir nesses questionários foram analisados por meio de estatísticas descritivas e correlacionais. Os resultados encontrados indicaram que as competências comportamentais são mais valorizadas que as técnicas e indicaram, também, pequenas lacunas de competências. Como limitações, destaca-se a utilização apenas de autoavaliação e a homogeneidade das competências diagnosticadas para os três cargos analisados. Recomenda-se, para estudos futuros, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e que submeta os instrumentos a validação psicométrica, para poder observar a percepção de outros atores sociais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons