Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5147
Título: | A eletrólise e o lúdico na experimentação em retroprojetor |
Autor(es): | Souza Júnior, Ernani Viana de |
Orientador(es): | Baptista, Joice de Aguiar |
Assunto: | Eletroquímica Química experimental |
Data de apresentação: | 2009 |
Data de publicação: | 23-Mai-2013 |
Referência: | SOUZA JÚNIOR, Ernani Viana de. A eletrólise e o lúdico na experimentação em retroprojetor. 2009. 57 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Orientados pelo Professor Dr. Karl Bessler, o grupo de alunos de graduação formado por Barbara Viana, Fernanda Gomes e eu, criou uma série de experimentos para visualização em retroprojetor envolvendo conceitos de eletrólise. Para tanto faz uso de diversas soluções com diversos fenômenos coloridos observáveis. Se isto despertava o interesse do grupo e admiração de todos os que acompanhavam o projeto, imagina o que poderia fazer com alunos? E com uma platéia heterogênea? O projeto vem mostrar não só o experimento demonstrativo em retroprojetor como alternativa em sala de aula, mas também suas vantagens e conceitos envolvidos como: os princípios de Química Verde, pela economia de reagentes, atendendo um grande número de pessoas, e o Lúdico, por motivar os espectadores a partir do belo. Além disso apresentamos aqui diversos roteiros e transparências para a apresentação do experimento e da eletroquímica em retroprojetor para uma sala de aula ou apresentação não formal e os preceitos envolvidos. Pelos dados recolhidos nas apresentações feitas em quatro turmas de alunos com contextos diferentes podemos observar o valor do experimento como bom material de ensino e a relevância de que uma aula que leva os alunos a se tornarem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2009. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.5147 |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons