Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreaMarangoniAlves.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A filosofia na formação do pedagogo
Autor(es): Alves, Andréa Marangoni
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Pedagogia
Professores - formação
Filosofia - estudo e ensino
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 22-Fev-2013
Data de publicação: 14-Mai-2013
Referência: ALVES, Andréa Marangoni. A filosofia na formação do pedagogo. 2013. 99 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho final de curso apresenta-se como a experiência do pensar vivenciada no curso de Pedagogia através da disciplina Investigação Filosófica na Educação na Universidade de Brasília. Essa disciplina optativa é ofertada no primeiro período do curso e se propõe a investigar sobre a Educação através da Filosofia. O estudo foi realizado com base nas observações das turmas A e C de 2011, para perceber a importância da disciplina no contexto da formação de professores, especialmente do Pedagogo. Situando a disciplina no contexto de um Projeto Acadêmico, construído para conferir a identidade do Pedagogo, a Investigação Filosófica se apresenta como um situar no mundo para desconstruir as práticas engessadas e acríticas realizadas em sala de aula.
Abstract: This final course work presents itself as a lived experience of thinking in the Faculty of Education through discipline Philosophical Research in Education at the University of Brasilia. This elective course is offered in the first period of the course and aims to investigate on Education through Philosophy. The study was based on observations of classes A and C, 2011, to realize the importance of discipline in the context of teacher education, especially of the pedagogue. Locating the discipline in the context of an Academic Project, constructed to give the identity of the pedagogue, the Philosophical Research presents itself as a place in the world to deconstruct practices plastered and uncritical performed in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons