Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4968
Título: | Pedagogo, formação e atuação : reflexões a partir de um olhar sobre o Curso de Pedagogia da UnB |
Autor(es): | Souza, Alana Ferreira de |
Orientador(es): | Pimentel, Nara Maria |
Assunto: | Educação e Estado Professores - formação Pedagogia |
Data de apresentação: | 8-Mar-2013 |
Data de publicação: | 30-Abr-2013 |
Referência: | SOUZA, Alana Ferreira de. Pedagogo, formação e atuação: reflexões a partir de um olhar sobre o Curso de Pedagogia da UnB. 2013. 103 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a formação de professores considerando três aspectos: o saber docente e suas especificidades a luz das reflexões teóricas, a legislação a que se refere o tema e uma análise crítica das experiências vividas, enquanto estudante no curso de pedagogia da Universidade de Brasília, da formação do pedagogo tendo em vista sua inserção na escola. Analisa a formação inicial docente na perspectiva de uma práxis transformadora. As colocações ao longo do texto sinalizam que as questões da formação docente do ponto de vista teórico, prático e legal e dos desafios do professor em formação são temas que permeiam o cotidiano do processo de formação do Pedagogo. Reflete ainda questões sobre o perfil do profissional professor, o currículo do curso de Pedagogia e os conhecimentos desejáveis para um trabalho consciente envolvendo a realidade escolar e o processo contínuo de formação do professor. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons