Resumo: | Esta investigação tem como objetivo analisar as representações sociais dos professores da educação de jovens e adultos do Distrito Federal sobre a escola, tendo como base a teoria das representações sociais de Moscovici. Foram aplicados 40 questionários e oito professores foram entrevistados. As respostas indicam que a escola tem a função precípua de promover a aprendizagem e conhecimento com qualidade, e também, a oportunidade de ascensão social aos alunos. Foi investigado o porquê do abandono da escola no período regular, tendo destaque: trabalho, pobreza, falta de responsabilidade social do estado e poucas oportunidades para estudar. Estes dados apontam que a escola continua sendo um instrumento de mudança social, ascensão e de um futuro melhor para os estudantes, por meio da democratização e da formação humanista e crítica. Não podendo se restringir ao repasse de conhecimento, promovendo oportunidades, fomentando o conhecimento e sua construção, articulando os interesses e as demandas individuais e da coletividade. O desafio é ser uma escola inclusiva e resgatando a diversidade cultural, com a missão de promover o desenvolvimento e aprendizagem de sua comunidade. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This investigation aims to analyze the social representations of teachers in the education of youth and adults of Federal District over the school, based on the theory of social representations Moscovici. Forty questionnaires were administered and eight teachers were interviewed. The responses indicate that the school has the primary function of promoting quality learning and knowledge, and also the opportunity for social mobility for students. We have investigated the reason of dropping out of school during regular schooling, with emphasis: work, poverty, lack of social responsibility of the state and few opportunities to study. These data indicate that the school continues to be an instrument of social change, and the rise of a better future for students, through democratization and humanistic education and critical. So, the school is not be able to restrict the transfer of knowledge, promoting opportunities, fostering knowledge and its construction, articulating the interests and demands individual and collective. The challenge is to be an inclusive school and rescuing cultural diversity, with a mission to promote the learning and development of their community. |