Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BárbaraAmorimGuimarães.pdf677,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A terceirização no Brasil : desmascarando a flexibilização e precarização
Autor(es): Guimarães, Bárbara Amorim
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Terceirização
Trabalho
Produtividade do trabalho
Data de apresentação: 25-Jan-2013
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: GUIMARÃES, Bárbara Amorim. A terceirização no Brasil: desmascarando a flexibilização e precarização. 2013. 78 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso refere-se ao estudo sobre a terceirização no Brasil, com o objetivo de compreender tal fenômeno a partir do contexto de reestruturação produtiva e da ofensiva neoliberal, na década de 1990, e tendo como premissa as contradições e estratégias do capitalismo contemporâneo no enfrentamento de suas crises. Desse modo, problematiza o trabalho, enquanto categoria fundante do ser social, e reflete sobre o “mundo do trabalho” no capitalismo. Assim como, aponta elementos fundamentais do contexto de reestruturação produtiva e do modelo de “acumulação flexível”. O estudo acerca da terceirização elenca particularmente dois pontos de vistas: um vinculado à legitimação do mesmo e outro fundamentado na crítica que busca desmascarar e apreender a totalidade do fenômeno, suas relações e contradições. A partir da pesquisa bibliográfica, observa-se que a terceirização se desenvolve, abarcando diversos setores do mercado de trabalho, assumindo uma dimensão estratégia no capitalismo contemporâneo. Com isso, conclui-se que a terceirização no Brasil, neste período, está aliada a flexibilização e a precarização do trabalho, dos direitos sociais e trabalhistas, em sintonia com as necessidades atuais de um capitalismo em processo de crise e reestruturação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons