Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucianaMedeirosLeite.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Digerindo a química biologicamente : uma proposta lúdica para o ensino de ciências a percepção de alunos do ensino médio
Autor(es): Leite, Luciana Medeiros
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Atividades lúdicas
Prática de ensino - ciências
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 1-Abr-2013
Referência: LEITE, Luciana Medeiros. Digerindo a química biologicamente: uma proposta lúdica para o ensino de ciências a percepção de alunos do ensino médio. 2013. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A reflexão acerca de problemáticas que envolvem o Ensino de Ciências levanta o fenômeno da desmotivação educacional no processo de ensino-aprendizagem, e suas causas podem estar associadas à transmissão de conceitos e abordagem de temas distante da realidade dos alunos. Os temas alimentação, digestão e nutrição integram a vida cotidiana ao ambiente escolar, e muitas vezes são abordados de modo independente, contribuindo para um ensino fragmentado e descontextualizado. Assim, esta pesquisa teve por objetivos conhecer e avaliar as percepções de alguns alunos do Ensino Médio de uma escola pública do DF sobre a digestão, bem como a relação entre alimentos e nutrientes utilizando um questionário aberto e uma Oficina Lúdica. Os resultados proporcionaram a reconstrução do jogo aplicado na oficina e a elaboração da proposta de Módulo Didático. Esta proposta pedagógica surge da necessidade de trabalhar as temáticas em um contexto que envolva a problematização e contextualização no Ensino de Ciências.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons