Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_VeraLuciaRicardoPinheiro.pdf2,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Refletindo a prática da dança no contexto da educação fisica no 7º ano da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz
Autor(es): Pinheiro, Vera Lucia Ricardo
Orientador(es): Chagas, Regiane de Ávila
Coorientador(es): Aguiló, Juliana Natalhie de Avila
Assunto: Dança na educação
Expressão corporal
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 18-Mar-2013
Referência: PINHEIRO, Vera Lucia Ricardo. Refletindo a prática da dança no contexto da educação fisica no 7º ano da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz. 2012. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O presente estudo caracterizou-se por uma abordagem dialética, utilizando-se dos métodos qualitativos e quantitativos. Compreende um Estudo de Caso numa escola da rede publica de ensino – a Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz situada no município de Tartarugalzinho – Amapá. Objetivou-se descobrir como o conteúdo da dança está sendo trabalhada nas aulas de Educação Física. Para isso foram investigados os professores de Educação Física e os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, através de entrevistas para o professor e questionário para os alunos, para que se pudesse ter um melhor embasamento a fim de aprofundar o tema proposto e fazer um paralelo com os estudos de alguns autores, entre eles Isabel Marques, Regiane Ávila e Paulina Ossona. Abordou-se sobre os conceitos de dança numa visão histórica, trazendo para a formação do aluno e a relação desta no dia-a-dia dos docentes e discentes. Enfatizou-se sobre o movimento e a expressão humana e as dificuldades para o ensino da dança na escola. Por fim analisa a visão docente e discente frente ao conteúdo em foco. Defende-se que a dança é uma prática corporal que precisa ser incluída na escola com a mesma importância que as outras práticas corporais, pois ela faz parte da essência da vida humana, na mais livre expressão do movimento: o dançar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo UNIFAP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons