Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_VeraLuciaRicardoPinheiro.pdf2,6 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorChagas, Regiane de Ávila-
dc.contributor.authorPinheiro, Vera Lucia Ricardo-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Vera Lucia Ricardo. Refletindo a prática da dança no contexto da educação fisica no 7º ano da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz. 2012. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo UNIFAP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO presente estudo caracterizou-se por uma abordagem dialética, utilizando-se dos métodos qualitativos e quantitativos. Compreende um Estudo de Caso numa escola da rede publica de ensino – a Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz situada no município de Tartarugalzinho – Amapá. Objetivou-se descobrir como o conteúdo da dança está sendo trabalhada nas aulas de Educação Física. Para isso foram investigados os professores de Educação Física e os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, através de entrevistas para o professor e questionário para os alunos, para que se pudesse ter um melhor embasamento a fim de aprofundar o tema proposto e fazer um paralelo com os estudos de alguns autores, entre eles Isabel Marques, Regiane Ávila e Paulina Ossona. Abordou-se sobre os conceitos de dança numa visão histórica, trazendo para a formação do aluno e a relação desta no dia-a-dia dos docentes e discentes. Enfatizou-se sobre o movimento e a expressão humana e as dificuldades para o ensino da dança na escola. Por fim analisa a visão docente e discente frente ao conteúdo em foco. Defende-se que a dança é uma prática corporal que precisa ser incluída na escola com a mesma importância que as outras práticas corporais, pois ela faz parte da essência da vida humana, na mais livre expressão do movimento: o dançar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDança na educaçãoen
dc.subject.keywordExpressão corporalen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.titleRefletindo a prática da dança no contexto da educação fisica no 7º ano da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomazen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-03-18T12:26:00Z-
dc.date.available2013-03-18T12:26:00Z-
dc.date.issued2013-03-18T12:26:00Z-
dc.date.submitted2012-08-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4616-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoAguiló, Juliana Natalhie de Avila-
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons