Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LuciellenAraujoOliveiraAlves.pdf2,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os critérios de avaliação na educação física escolar : um estudo campo na E. E. Prof. Irineu da Gama Paes
Autor(es): Alves, Luciellen Araújo Oliveira
Orientador(es): Vaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição
Assunto: Avaliação educacional
Educação física
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 15-Mar-2013
Referência: ALVES, Luciellen Araújo Oliveira. Os critérios de avaliação na educação física escolar: um estudo campo na E. E. Prof. Irineu da Gama Paes. 2012. vii, 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como propósito central, realizar um estudo a respeito do real significado da prática avaliativa, tanto para professores quanto para alunos, na disciplina Educação Física, na E. E. Professor. Irineu da Gama Paes. Para isto, buscou-se analisar determinados critérios utilizados na avaliação da referida disciplina, além de identificar as dificuldades que permeiam tal processo, buscando responder o porquê de os professores de Educação Física encontrarem tantas dificuldades para definir um sistema eficiente de avaliação. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa de cunho qualitativo, partindo de uma condensada pesquisa bibliográfica, para uma pesquisa campo. Os dados foram obtidos através de observações e questionários direcionados para um grupo de alunos e professores da disciplina de Educação Física. Através dos resultados, observou-se que os professores definem os métodos avaliativos conjuntamente, mas deixando claro que são livres para incluírem em sua metodologia determinados procedimentos e ponderando que a avaliação deve ser um instrumento para estimular o interesse e motivar o aluno a um maior esforço e aproveitamento, e não uma arma de tortura e punição. Portanto, no contexto do presente trabalho, concluiu-se que os aspectos que cercam a prática avaliativa têm como tendência auxiliar no desenvolvimento global do educando em diferentes âmbitos de convivência, haja vista esses aspectos estarem diretamente ligados não só ao desenvolvimento escolar, mas também ao desenvolvimento total do discente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons