Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NormaCordeirodaSilva.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da educação física frente à violência no ambiente escolar na Escola Estadual Mª Meriam dos Santos Cordeiro Fernandes
Autor(es): Silva, Norma Cordeiro da
Orientador(es): Vaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Bullying
Violência na escola
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 14-Mar-2013
Referência: SILVA, Norma Cordeiro da. O papel da educação física frente à violência no ambiente escolar na Escola Estadual Mª Meriam dos Santos Cordeiro Fernandes. 2012. [69] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O trabalho em questão está condicionado à pesquisa campo que foi outrora realizada em uma escola da rede pública de ensino do Estado do Amapá, com a função primordial de observar e consequentemente analisar os aspectos sobre a violência que permeiam o processo de ensino e aprendizagem durante as aulas de educação física escolar. A violência é um tema de grande relevância no âmbito educacional, e muitas vezes o seu estudo permite descrever peculiaridades que discorrem em todo o estado relacional de cada indivíduo. Nesse sentido, a temática levantada no corpus dessa monografia é de extrema significatividade para desenrolar de idéias a respeito de um tema tão atual e extremamente presente nas vivências estudantis das aulas de educação física escolar. Desse modo, o estudo em questão buscou compreender o conceito e tipos de violência que ocorrem no contexto escolar, para dessa maneira identificar as manifestações de violência que ocorrem nas aulas de educação física e assim, refletir sobre o seu papel em relação ao fenômeno da violência e as suas consequências na prática pedagógica. Partindo desse pressuposto, os procedimentos metodológicos utilizados para a construção do presente auxiliaram no entendimento do complexo de idéias a respeito do tema proposto, desse modo a pesquisa realizada na Escola Maria Meriam Fernandes possibilitou maior compreensão sobre os aspectos da violência na educação física escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Pólo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons