Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NormaCordeirodaSilva.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição-
dc.contributor.authorSilva, Norma Cordeiro da-
dc.identifier.citationSILVA, Norma Cordeiro da. O papel da educação física frente à violência no ambiente escolar na Escola Estadual Mª Meriam dos Santos Cordeiro Fernandes. 2012. [69] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Pólo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO trabalho em questão está condicionado à pesquisa campo que foi outrora realizada em uma escola da rede pública de ensino do Estado do Amapá, com a função primordial de observar e consequentemente analisar os aspectos sobre a violência que permeiam o processo de ensino e aprendizagem durante as aulas de educação física escolar. A violência é um tema de grande relevância no âmbito educacional, e muitas vezes o seu estudo permite descrever peculiaridades que discorrem em todo o estado relacional de cada indivíduo. Nesse sentido, a temática levantada no corpus dessa monografia é de extrema significatividade para desenrolar de idéias a respeito de um tema tão atual e extremamente presente nas vivências estudantis das aulas de educação física escolar. Desse modo, o estudo em questão buscou compreender o conceito e tipos de violência que ocorrem no contexto escolar, para dessa maneira identificar as manifestações de violência que ocorrem nas aulas de educação física e assim, refletir sobre o seu papel em relação ao fenômeno da violência e as suas consequências na prática pedagógica. Partindo desse pressuposto, os procedimentos metodológicos utilizados para a construção do presente auxiliaram no entendimento do complexo de idéias a respeito do tema proposto, desse modo a pesquisa realizada na Escola Maria Meriam Fernandes possibilitou maior compreensão sobre os aspectos da violência na educação física escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordBullyingen
dc.subject.keywordViolência na escolaen
dc.titleO papel da educação física frente à violência no ambiente escolar na Escola Estadual Mª Meriam dos Santos Cordeiro Fernandesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-03-14T14:54:14Z-
dc.date.available2013-03-14T14:54:14Z-
dc.date.issued2013-03-14T14:54:14Z-
dc.date.submitted2012-08-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4606-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons