Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4399
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RaquelSantosMouraGoncalvesdeOliveira.pdf415,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Institucionalização do Sistema Integrado de Gestão do Turismo no Ministério do Turismo
Autor(es): Oliveira, Raquel Santos Moura Gonçalves de
Orientador(es): Novais, Sueli Menelau de
Assunto: Desenvolvimento institucional
Administração pública
Turismo
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 23-Jan-2013
Referência: OLIVEIRA, Raquel Santos Moura Gonçalves de. Institucionalização do Sistema Integrado de Gestão do Turismo no Ministério do Turismo. 2012. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Com a busca pelo desenvolvimento de uma melhor gestão pública, o monitoramento vem conquistando espaço e importância no governo federal do Brasil, através de normas e sistemas de acompanhamento que têm sido implantados. Nesse contexto, o Ministério do Turismo implantou o Sistema Integrado de Gestão do Turismo em 2008 como ferramenta para possibilitar o monitoramento de suas ações, de forma a proporcionar utilidade gerencial para o órgão atendendo às suas especificidades. Ferramentas para monitoramento podem ser incorporadas em rotinas, práticas, hábitos e costumes de uma organização, caracterizando sua institucionalização. Assim, esse estudo tem como objetivo investigar de que forma as características isomórficas presentes no Sistema Integrado de Gestão do Turismo contribuem à sua institucionalização no Ministério do Turismo. Para isso, foram cumpridas as seguintes etapas: descrição do processo histórico da criação do sistema, identificação das características que estão contribuindo à sua institucionalização e evidenciação dos tipos de isomorfismo presentes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a aplicação de entrevista semiestruturada para levantamento de opiniões sobre a institucionalização do sistema no Ministério do Turismo, com o intuito de captar a percepção de pessoas propositalmente selecionadas com significativo envolvimento com o sistema desde a sua implementação. As conclusões do estudo indicam que a presença dos três tipos de isomorfismo analisados – normativo, coercitivo e mimético – e que a sedimentação da ferramenta requer uma mudança cultural quanto às práticas de monitoramento usualmente adotadas na Administração Pública Brasileira inclusive no que diz respeito a atuação da alta gestão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons