Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DanieleMeireBorges.pdf206,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores que influenciam a aceitação de tecnologia : a percepção de gestores e funcionários em uma rede de restaurantes
Autor(es): Borges, Daniele Meira
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Tecnologia da informação
Restaurantes - equipamento e acessórios
Data de apresentação: 26-Jun-2012
Data de publicação: 15-Jan-2013
Referência: BORGES, Daniele Meira. Fatores que influenciam a aceitação de tecnologia: a percepção de gestores e funcionários em uma rede de restaurantes. 2012. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta pesquisa fundamentou-se nos modelos de aceitação e prontidão à tecnologia e teve como objetivo investigar a aceitação de tecnologia na percepção de gestores e garçons de restaurantes, categorizando fatores de estímulo ou resistência. Desenvolveu-se um estudo qualitativo, em que foram entrevistados quinze garçons e cinco gerentes em cinco unidades de uma rede de restaurantes, durante o mês de março de 2012. Verificou-se que a facilidade de uso percebida, a utilidade percebida, as normas subjetivas, a qualidade percebida dos resultados e a relevância para o trabalho se configuram como fatores de estímulo à aceitação de tecnologia. Observou-se ainda que estes construtos não se configuram como fatores de resistência, apesar da ineficiência ocasional da tecnologia e do conhecimento, pelos usuários, de tecnologias mais avançadas no mercado, haja vista a predileção pelo uso da tecnologia. Além disso, os depoimentos indicaram que os sujeitos relacionam a qualidade percebida dos resultados e a relevância para o trabalho à utilidade percebida, conforme sugerido por Venkatesh e Davis (2000). Propõe-se, por fim, uma agenda de pesquisa que aborde não só a relação entre as variáveis presentes na literatura, mas os impactos sociais da tecnologia na vida dos usuários, os quais podem favorecer ou não sua aceitação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons