Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RafaelFreixoGratao.pdf302,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de apoio à internacionalização de empresas brasileiras no mercado dos Emirados Árabes Unidos : o papel da Apex-Brasil
Autor(es): Gratão, Rafael Freixo
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Políticas públicas
Comércio exterior
Internacionalização de empresas
Emirados Árabes Unidos
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: GRATÃO, Rafael Freixo. Políticas públicas de apoio à internacionalização de empresas brasileiras no mercado dos Emirados Árabes Unidos: o papel da Apex-Brasil. 2012. 69 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar a atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil em apoio à internacionalização de empresas brasileiras no mercado dos Emirados Árabes Unidos. Para tanto, utilizou-se como referencial as teorias da internacionalização, com destaque àquelas atribuídas à Escola de Uppsala e teorias associadas a definição de políticas públicas. As características do país estudado também foram evidenciadas ao longo do referencial, incluindo aspectos de sua cultura, língua e práticas de negócios. Por meio do Método Delphi, estabeleceu-se um questionário junto aos colaboradores da Apex-Brasil com funções de trabalho diretamente ou indiretamente associadas ao mercado dos Emirados Árabes Unidos. Com o intuito de complementar os resultados obtidos com o questionário, foi realizada uma análise documental de relatórios e publicações disponibilizadas pela Agência, bem como pelas instituições governamentais parceiras. Os resultados apontam uma atuação diversificada da Apex-Brasil a partir de três frentes distintas: promoção comercial aos Emirados Árabes Unidos, estudos de inteligência comercial e competitiva direcionados ao mercado deste país e, por fim, apoio a instalação de empresas brasileiras naquele ambiente de negócios. Para a execução destas ações, foram identificadas parcerias com ministérios da administração pública federal e outras agências de direito privado, sem fins lucrativos. Foram também caracterizadas algumas barreiras à internacionalização nos Emirados Árabes Unidos e apontadas as ações da Apex-Brasil de auxílio às empresas brasileiras neste âmbito.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons