Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LarissaDutraRamos.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagem e competências no contexto de mudança organizacional : análise da adoção do processo eletrônico no Superior Tribunal de Justiça
Autor(es): Ramos, Larissa Dutra
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Competências organizacionais
Comportamento organizacional
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Data de apresentação: 28-Set-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: RAMOS, Larissa Dutra. Aprendizagem e competências no contexto de mudança organizacional: análise da adoção do processo eletrônico no Superior Tribunal de Justiça. 2012. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A mudança organizacional decorre por motivos de fatores internos e/ou externos e envolve alterações de forma contínua ou de maneira radical. O presente trabalho visou compreender o comportamento de alguns servidores no processo de estratégia e suporte à aprendizagem, no contexto de mudança de processos físicos para os processos eletrônicos no Tribunal e quais as competências foram aprendidas. A aprendizagem é capaz de promover o desenvolvimento de competências, por meio dos CHAs (conhecimento, habilidade e atitudes), uma vez que a pessoa altera a sua forma de atuação. Foram realizadas 13 entrevistas com grupos focais de seis pessoas, totalizando 78 participantes. A análise dos dados foi feita, primeiramente, com base em Bardin (1977) complementado pelo software ALCESTE. Os resultados apresentaram que o contexto da mudança foi realizado de maneira rápida e não planejada, apresentando reações positivas e negativas dos servidores. A aprendizagem teve caráter, predominantemente, informal, os servidores buscaram estratégias comportamentais como a ajuda interpessoal e aplicação prática em suas rotinas de trabalho, demonstrando que os suportes da chefia e da organização foram notados timidamente. As competências tiveram frequências baixas na análise de conteúdo pela dificuldade dos entrevistados em identificá-las. Percebeu-se a necessidade da aplicação de conhecimento multidisciplinar para a realização das tarefas e da habilidade no manuseio do processo eletrônico como a conferência, por meio de uma atitude manifestada pela cooperação e disponibilidade dos colegas. A análise pelo software foi classificada por quatro classes e teve 73% de seu Corpus analisado. A classe 1, com 35%, descreveu a aprendizagem no contexto de mudança, enquanto a classe 3, com a menor porcentagem de 14%, representou os resultados da mudança. A pesquisa encontra suporte teórico na literatura existente sobre as variáveis de mudança organizacional, competências e a aprendizagem nas organizações e, as limitações desse trabalho são apresentadas empiricamente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons