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dc.contributor.advisorNeiva, Elaine Rabelo-
dc.contributor.authorRamos, Larissa Dutra-
dc.identifier.citationRAMOS, Larissa Dutra. Aprendizagem e competências no contexto de mudança organizacional: análise da adoção do processo eletrônico no Superior Tribunal de Justiça. 2012. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.en
dc.description.abstractA mudança organizacional decorre por motivos de fatores internos e/ou externos e envolve alterações de forma contínua ou de maneira radical. O presente trabalho visou compreender o comportamento de alguns servidores no processo de estratégia e suporte à aprendizagem, no contexto de mudança de processos físicos para os processos eletrônicos no Tribunal e quais as competências foram aprendidas. A aprendizagem é capaz de promover o desenvolvimento de competências, por meio dos CHAs (conhecimento, habilidade e atitudes), uma vez que a pessoa altera a sua forma de atuação. Foram realizadas 13 entrevistas com grupos focais de seis pessoas, totalizando 78 participantes. A análise dos dados foi feita, primeiramente, com base em Bardin (1977) complementado pelo software ALCESTE. Os resultados apresentaram que o contexto da mudança foi realizado de maneira rápida e não planejada, apresentando reações positivas e negativas dos servidores. A aprendizagem teve caráter, predominantemente, informal, os servidores buscaram estratégias comportamentais como a ajuda interpessoal e aplicação prática em suas rotinas de trabalho, demonstrando que os suportes da chefia e da organização foram notados timidamente. As competências tiveram frequências baixas na análise de conteúdo pela dificuldade dos entrevistados em identificá-las. Percebeu-se a necessidade da aplicação de conhecimento multidisciplinar para a realização das tarefas e da habilidade no manuseio do processo eletrônico como a conferência, por meio de uma atitude manifestada pela cooperação e disponibilidade dos colegas. A análise pelo software foi classificada por quatro classes e teve 73% de seu Corpus analisado. A classe 1, com 35%, descreveu a aprendizagem no contexto de mudança, enquanto a classe 3, com a menor porcentagem de 14%, representou os resultados da mudança. A pesquisa encontra suporte teórico na literatura existente sobre as variáveis de mudança organizacional, competências e a aprendizagem nas organizações e, as limitações desse trabalho são apresentadas empiricamente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento organizacionalen
dc.subject.keywordCompetências organizacionaisen
dc.subject.keywordComportamento organizacionalen
dc.subject.keywordSuperior Tribunal de Justiça (STJ)en
dc.titleAprendizagem e competências no contexto de mudança organizacional : análise da adoção do processo eletrônico no Superior Tribunal de Justiçaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-01-04T13:51:59Z-
dc.date.available2013-01-04T13:51:59Z-
dc.date.issued2013-01-04T13:51:59Z-
dc.date.submitted2012-09-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4244-
dc.language.isoPortuguêsen
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