Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4140
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LuanaLimadeOliveira.pdf642,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Homofobia e gestão da diversidade na Universidade de Brasília
Autor(es): Oliveira, Luana Lima de
Orientador(es): Jesus, Jaqueline Gomes de
Assunto: Homofobia
Homossexualidade
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 12-Nov-2012
Data de publicação: 29-Nov-2012
Referência: OLIVEIRA, Luana Lima de. Homofobia e gestão da diversidade na Universidade de Brasília. 2012. [64] f., il. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar que ações a Universidade de Brasília – UnB incentiva, promove ou realiza no que diz respeito às questões ligadas ao enfrentamento à discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, dita “homofobia” a partir da perspectiva de Gestão da Diversidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, foi composta por uma primeira fase de análise documental e uma fase posterior de entrevistas semi-estruturadas, com perguntas abertas, a membros da comunidade acadêmica da UnB envolvidos nas políticas de defesa dos direitos LGBT. A análise documental abrangeu documentos do período de 2002 a 2011, para tanto, foram utilizados os arquivos da Secretaria de Comunicação da UnB – SECOM (tanto arquivos online quanto registros impressos de seu centro de documentação); já as entrevistas foram feitas em diferentes momentos, todas com a finalidade de se adquirir uma maior compreensão do contexto qualificado de discussões sobre o tema nesta universidade. Os resultados apontam que, embora não haja uma política explicita de gestão da diversidade, devido a demandas advindas da comunidade interna e externa, a UnB vem realizando ações voltadas para a sensibilização e a compreensão da diversidade humana, produzindo atividades que promovem reflexão sobre a comunidade LGBT, e ainda, práticas de mobilização como a criação de um grupo de trabalho para formular um programa de promoção da diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, e de enfrentamento do sexismo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Pós-graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Gestão Universitária, 2012.
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons