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Título: Práticas musicais e socioeducativas no projeto Música e Cidadania
Autor(es): Pinheiro, Lucas Souza
Orientador(es): Narita, Flávia Motoyama
Assunto: Música e sociabilidade
Educação não-formal
Práticas musicais em grupo
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 30-Mar-2024
Referência: PINHEIRO, Lucas Souza. Práticas musicais e socioeducativas no projeto Música e Cidadania. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Tendo em vista a minha formação inicial em música ter sido em um contexto não formal de educação musical, pesquisei sobre as práticas musicais e socioeducativas no projeto social Música e Cidadania. A fim de conhecer essas práticas musicais, escolhi o ensino musical de cordas friccionadas em grupo do referido projeto. Busquei identificar princípios pedagógicomusicais nas práticas em grupo de instrumentos de cordas friccionadas e discutir a importância das interações nas práticas musicais como fator social e educativo. A partir de observações e de um questionário verificou-se que tais práticas eram desenvolvidas no contraturno da escola, em grupos de instrumentos musicais e tinham como foco o desenvolvimento integral do indivíduo. Identificou-se que estas práticas promovem a sociabilidade entre os indivíduos criando vínculos de amizade, respeito, responsabilidade e inclusão social. As práticas em grupo desse projeto possibilitaram o acesso ao ensino de música a uma maior quantidade de pessoas. Alguns aspectos observados foram: o aluno toca a música em grupo desde a primeira aula, o aprendizado ocorre pela observação e comparação das dificuldades promovendo a manutenção da autoestima e motivação. Com isso, constatamos que as práticas de instrumentos musicais em grupo podem promover aspectos extramusicais que favorecem a formação integral do ser humano, tendo em vista a questão da sociabilidade como fator transformador.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.
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