Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasSouzaPinheiro_tcc.pdf687,02 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNarita, Flávia Motoyama-
dc.contributor.authorPinheiro, Lucas Souza-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Lucas Souza. Práticas musicais e socioeducativas no projeto Música e Cidadania. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a minha formação inicial em música ter sido em um contexto não formal de educação musical, pesquisei sobre as práticas musicais e socioeducativas no projeto social Música e Cidadania. A fim de conhecer essas práticas musicais, escolhi o ensino musical de cordas friccionadas em grupo do referido projeto. Busquei identificar princípios pedagógicomusicais nas práticas em grupo de instrumentos de cordas friccionadas e discutir a importância das interações nas práticas musicais como fator social e educativo. A partir de observações e de um questionário verificou-se que tais práticas eram desenvolvidas no contraturno da escola, em grupos de instrumentos musicais e tinham como foco o desenvolvimento integral do indivíduo. Identificou-se que estas práticas promovem a sociabilidade entre os indivíduos criando vínculos de amizade, respeito, responsabilidade e inclusão social. As práticas em grupo desse projeto possibilitaram o acesso ao ensino de música a uma maior quantidade de pessoas. Alguns aspectos observados foram: o aluno toca a música em grupo desde a primeira aula, o aprendizado ocorre pela observação e comparação das dificuldades promovendo a manutenção da autoestima e motivação. Com isso, constatamos que as práticas de instrumentos musicais em grupo podem promover aspectos extramusicais que favorecem a formação integral do ser humano, tendo em vista a questão da sociabilidade como fator transformador.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica e sociabilidadept_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.subject.keywordPráticas musicais em grupopt_BR
dc.titlePráticas musicais e socioeducativas no projeto Música e Cidadaniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-30T21:31:57Z-
dc.date.available2024-03-30T21:31:57Z-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38049-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.