Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38012
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VeronicaMariaBianoBarbosa_tcc.pdf330,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escrita como um ato político : percursos do olhar em A mulher de pés descalços de Scholastique Mukasonga
Autor(es): Barbosa, Verônica Maria Biano
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Literatura ruandesa
Romance (Literatura)
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 21-Mar-2024
Referência: BARBOSA, Verônica Maria Biano. A escrita como um ato político: percursos do olhar em A mulher de pés descalços de Scholastique Mukasonga. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Scholastique Mukasonga é uma escritora ruandesa, atualmente residente na França. Pertencente à etnia Tutsi, a autora teve seu percurso de vida terrivelmente marcado pelo genocídio ocorrido em Ruanda em 1994. A partir de uma escrita política, potente e sensível, ela oferece aos leitores a visão de quem, de fato, experienciou um acontecimento cuja narrativa geralmente é feita sob a perspectiva externa, europeia. A mulher de pés descalços é uma homenagem à mãe, compondo-se como um texto sobre resistência e luto. Diante disso, a problemática deste artigo é analisar como o ponto de vista, ou ainda, o olhar, cumpre função de construção de identidades, de reconhecimento e de não-reconhecimento em uma narrativa cunhada como uma expressão do luto. Os objetivos são: compreender um pouco mais do panorama sócio-histórico no qual emerge a obra de Mukasonga; refletir sobre as intrínsecas relações entre contexto de produção artístico-literária e experiência de vida enquanto sujeito que é visto como alguém de fora da cultura homogênea ocidental e tem sua voz e vivências silenciadas; e discutir sobre a importância e as implicações do ponto de vista no modo como se constitui a compreensão de si e do outro. Para tanto, o artigo está organizado em três subdivisões: primeiramente, traçamos um breve panorama histórico a fim de compor a contextualização da obra e da autora; em seguida, versamos sobre as relações entre vivências e escrita e, por fim, adentramos na discussão sobre o olhar, como ele se revela e o que ele compõe dentro obra.
Résumé: Scholastique Mukasonga est une écrivaine rwandaise résidant actuellement en France. Appartenant à l'ethnie Tutsi, son parcours de vie a été terriblement marqué par le génocide survenu au Rwanda en 1994. À partir d'une écriture politique, puissante et sensible, elle offre aux lecteurs la vision de quelqu'un qui, en fait, a vécu un événement dont le récit est généralement raconté dans une perspective extérieure et européenne. La Femme aux pieds nus é un hommage à sa mère et il s'agit d'un texte qui parle de résistance et de deuil. Face à cela, la problématique de cet article est d'analyser comment le point de vue, voire le regard, remplit la fonction de construction d'identités, de reconnaissance et de non-reconnaissance dans un récit construit comme expression du deuil. Les objectifs sont : comprendre un peu plus le panorama socio-historique dans lequel émerge l'œuvre de Mukasonga ; réfléchir sur les relations intrinsèques entre le contexte de la production artistique et littéraire et l'expérience de vie en tant que sujet considéré comme quelqu'un en dehors de la culture occidentale homogène et dont la voix et les expériences sont réduites au silence ; et discuter de l'importance et des implications du point de vue dans la manière dont se constitue la compréhension de soi et des autres. À cette fin, l’article est organisé en trois subdivisions : premièrement, nous présentons un bref aperçu historique afin de contextualiser l’œuvre et l’auteure ; puis, nous parlons des relations entre expériences et écriture et, enfin, nous entrons dans la discussion sur le regard, comment il se révèle et ce qu'il constitue au sein de l'œuvre.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.