Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LorranyRibeiroMartins_tcc.pdf7,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicar para prevenir : uma cartilha educativa pelo fim da violência contra as mulheres no DF
Autor(es): Martins, Lorrany Ribeiro
Orientador(es): Abrão, Maria Amélia Paiva
Assunto: Violência contra as mulheres
Mulheres - violência
Comunicação e educação
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 19-Mar-2024
Referência: MARTINS, Lorrany Ribeiro. Comunicar para prevenir: uma cartilha educativa pelo fim da violência contra as mulheres no DF. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A violência contra a mulher é um problema crescente na sociedade brasileira. Em novembro de 2023 o Distrito Federal somou 32 casos de feminicídio, o dobro do total de ocorrências do ano anterior. Nesse cenário, têm se intensificado a adoção de campanhas para alertar mulheres sobre os sinais de violência e despertar o ato da denúncia. No entanto, apesar da inegável importância de empoderar e incentivar que as vítimas de violência não permaneçam caladas, nota-se a ausência de diálogo com o público masculino, que configura-se como parte essencial da luta. Acreditando no potencial transformador da educação aliado à informação, o presente trabalho propõe um produto para dialogar sobre o problema da violência, trazendo os adolescentes para dentro do debate. Dessa forma, criamos uma cartilha online voltada para estudantes do Ensino Médio, para que sirva como um recurso comunicativo e educativo, mas principalmente como uma ação de prevenção às violências contra as mulheres.
Abstract: Violence against women is a growing problem in Brazilian society. In November 2023, the Federal District recorded 32 cases of femicide, double the total number of incidents from the previous year. In this scenario, the adoption of campaigns to alert women about the signs of violence and encourage the act of reporting has intensified. However, despite the undeniable importance of empowering and encouraging victims of violence not to remain silent, there is a lack of dialogue with the male public, which is an essential part of the fight. Believing in the transformative potential of education combined with information, this work proposes a product to dialogue about the problem of violence, bringing teenagers into the debate. In this way, we created an online booklet aimed at high school students, which serves as a communicative and educational resource, but mainly as an action to prevent violence against women.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.