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Título: Análise de ética computacional no projeto de uma sociedade artificial multi-agente para ecossistema educacional
Autor(es): Brito, Wanderlan Alves de Jesus
Orientador(es): Nóbrega, Germana Menezes da
Assunto: Dados - privacidade
Sistema multiagente
Dados pessoais
Inteligência artificial
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 18-Mar-2024
Referência: BRITO, Wanderlan Alves de Jesus. Análise de ética computacional no projeto de uma sociedade artificial multi-agente para ecossistema educacional. 2023. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com o crescente desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial tem crescido também as discussões em torno das possíveis violações éticas que dela podem advir, já que parte do funcionamento desse tipo de tecnologia consiste em coletar e manipular dados de seus usuários. Dados esses que muitas vezes acabam sendo obtidos de formas pouco transparentes ou até mesmo sem o consentimento dos mesmos. Em relação ao ambiente educacional, foco deste estudo, quando se utiliza tecnologias de inteligência artificial os dados em questão são as informações pessoais de alunos e professores que utilizem o sistema. Diante dessa preocupação e dado o atual cenário do projeto SmartUnB.ECOS, este trabalho propõe a descrição de um modelo AGR, para ser utilizado de referência no desenvolvimento do SmartUnB.ECOS, e faz uma análise ética encima do modelo proposto, com o objetivo de se identificar os riscos e os benefícios da utilização de agentes autônomos no ambiente educacional em questão. Para isso, o trabalho correlaciona algumas funcionalidades do modelo AGR proposto com as principais etapas de manipulação de dados e com alguns princípios éticos, con siderados essenciais para a utilização benéfica das inteligências artificiais. Dessa forma o trabalho evidencia alguns dos riscos mais evidentes da utilização do modelo AGR no projeto SmartUnB.ECOS e levanta a atenção para os princípios éticos que não podem ser ignorados ao longo do desenvolvimento do projeto como um todo.
Abstract: With the growing development of artificial intelligence technologies, discussions around potential ethical violations have also increased. This is because a significant part of the operation of such technology involves collecting and manipulating data from its users. Often, these data are acquired in ways that lack transparency or even without the users’ consent. In the context of the educational environment, the focus of this study, when artificial intelligence technologies are employed, the data in question are the personal information of students and teachers who use the system. Given this concern and considering the current scenario of the SmartUnB.ECOS project, this work proposes the description of an AGR model, to be used as a refer ence in the development of SmartUnB.ECOS, and conducts an ethical analysis of the proposed model with the aim of identifying the risks and benefits of using autonomous agents in the specific educational environment. To achieve this, the study correlates specific functionalities of the proposed AGR model with the primary stages of data manipulation and with certain ethical principles deemed essential for the beneficial use of artificial intelligence. In doing so, the work highlights some of the most apparent risks associated with the utilization of the AGR model in the SmartUnB.ECOS project and draws attention to ethical principles that must not be overlooked throughout the development of the project as a whole.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
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