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Título: Segmentação publicitária on-line e a fragmentação da opinião pública : uma questão de interesse nacional
Autor(es): Marques, Mateus Gaudêncio
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Assunto: Mídia social
Redes sociais on-line
Dados pessoais
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 8-Mar-2024
Referência: MARQUES, Mateus Gaudêncio. Segmentação publicitária on-line e a fragmentação da opinião pública: uma questão de interesse nacional. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta monografia estuda, a partir de exemplos históricos recentes, a necessidade da regulação do espaço publicitário on-line através da proibição de determinados tipos de anúncios baseados em dados sensíveis dos usuários nas plataformas de mídias sociais – quando utilizam categorias especiais de dados pessoais, como a etnia, as opiniões políticas, a orientação sexual – tal como foi estabelecido pelo novo regulamento europeu. Explora-se o dispositivo do Artigo 26º do Regulamento dos Serviços Digitais da União Europeia (o RSD), aprovado em 2022, compreendendo-o e apreendendo a sua importância à luz dos exemplos do Brexit, das eleições presidenciais estadunidenses de 2016 e das brasileiras de 2018, além de buscar possíveis correspondentes na legislação brasileira. Conclui-se que o debate sobre o microdirecionamento como ferramenta comunicacional estruturada a partir do perfilamento dos usuários, é urgente. Possuindo esta tática o potencial de ser utilizada como estratégia política para manipular opiniões e, assim, vencer pleitos nacionais.
Abstract: This study examines the need for regulation of the on-line ad market. It focuses specifically on the prohibition of certain types of ads on social media platforms (those targeted at specific categories of personal data: when it makes use of special categories of personal data like ethnicity, political view, sexual orientation) as it is established in the European legal framework. The study explores what is established by Article 26 of the Digital Services Act (DSA) of the European Union, of 2022, by analyzing and understanding its importance in the light of the cases of Brexit, the United States of America's 2016 presidential elections and the Brazilian presidential election of 2018. It also analyzes if there might be a possible matching legal framework in the Brazilian jurisdiction. It deduces that the debate about microtargeting as a communication tool, structured on the bases of data profiling, is of utter importance, as it can be used to change public opinion and, thus, to win elections.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Habilitação em Jornalismo, 2023.
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