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dc.contributor.advisorOrtegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.authorBorges, Pedro Henrique Corrêa-
dc.identifier.citationBORGES, Pedro Henrique Corrêa. Um estudo acerca do atendimento e acompanhamento a adolescentes e jovens LGBTI no sistema socioeducativo do Distrito Federal. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia se propõe a estudar o atendimento e acompanhamento a adolescentes LGBTI no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. Tem como motivação a participação – vivenciada durante o estágio supervisionado – do grupo de trabalho que elaborou a Portaria n. 04, de 23 de janeiro de 2020 para normatizar o atendimento ao público LGBTI no contexto da socioeducação distrital. A pesquisa tem caráter exploratório e qualitativo, orienta-se pelo materialismo histórico-dialético e utiliza, para coleta e análise sistemática de dados, a teoria fundamentada nos dados: um método qualitativo que, apesar de estruturado, é flexível e busca propor uma teoria emergente. Analisaram-se os documentos que vinham orientando a ação dos servidores no sistema até a publicação da citada portaria, em que há indicativo da necessidade de atendimento especializado ao segmento LGBTI. Este trabalho divide-se em três capítulos, em que o primeiro relacionado ao debate da atenção estatal à criança e ao adolescente ao longo da história, bem como do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e, consequentemente, do sistema no DF. Já o segundo, refere-se ao estudo dos conceitos de sexo, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, como também à discussão das políticas públicas, sua relação com o Serviço Social e atendimento socioeducativo. O último capítulo trata dos procedimentos metodológicos e do atendimento socioeducativo ao segmento LGBTI no Distrito Federal a partir da análise dos documentos selecionados. A maioria dos documentos apresenta, em maior ou menor grau, o respeito à orientação sexual e de gênero, mas notou-se que esse debate muitas vezes não é aprofundado. A Portaria LGBTI trouxe uma fundamentação teórica para o Sistema Socioeducativo no que diz respeito à diversidade de gênero e sexual, atualizando alguns procedimentos e garantindo direitos ao segmento em tela. Além disso, a pesquisa apontou para um déficit no tocante aos dados acerca da orientação sexual e identidade de gênero presentes no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. De qualquer modo, reconhece-se que a Portaria LGBTI foi um passo essencial para o avanço do alargamento de direitos dessa parcela de adolescentes em processo socioeducativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.subject.keywordSistema socioeducativopt_BR
dc.titleUm estudo acerca do atendimento e acompanhamento a adolescentes e jovens LGBTI no sistema socioeducativo do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T01:40:23Z-
dc.date.available2024-03-04T01:40:23Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37824-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph proposes to study the care and follow-up of LGBTI adolescents in the Distrito Federal’s Socio-Educational System. It was motivated by the participation – experienced during the supervised internship – of the work group which elaborated Ordinance n. 04, of January 23, 2020 to standardize service to the LGBTI public in the context of district socio-education. This research has an exploratory and qualitative character, is guided by historical-dialectical materialism and uses, for systematic data collection and analysis, grounded theory: a qualitative method that, despite being structured, is flexible and seeks to propose an emerging theory. The documents that had been guiding the action of the servers in the system until the publication of the aforementioned ordinance were analyzed, in which there is an indication of the need for specialized assistance to the LGBTI segment. This essay is divided into three chapters, the first of which is related to the debate on state care for children and adolescents throughout history, as well as the National System of Socio-Educational Assistance and, consequently, DF’s system. The second chapter refers to the concepts study of sex, gender, sexual orientation and gender identity, as well as the discussion of public policies, their relationship with Social Work and socio-educational care. The last chapter talks about methodological procedures and socio-educational assistance to the LGBTI segment in the Federal District based on the analysis of selected documents. Most documents present, to a greater or lesser extent, respect for sexual orientation and gender, but it was noted that this debate is often not deepened. The LGBTI Ordinance brought a theoretical foundation for the Socio-Educational System with regard to gender and sexual diversity, updating some procedures and guaranteeing rights to the segment in question. In addition, this research pointed to a deficit regarding data on sexual orientation and gender identity present in the Socio Educational System of the Federal District. In any case, it is recognized that the LGBTI Ordinance was an essential step towards advancing the rights expansion of this portion of adolescents in the socio-educational process.pt_BR
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