Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroHenriqueSilvaMaranhao_tcc.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sobrevivência e crescimento de espécies nativas em plantio de recomposição de área degradada pela extração de cascalho no Distrito Federal
Autor(es): Maranhão, Pedro Henrique da Silva
Orientador(es): Oliveira, Maria Cristina de
Assunto: Biomas
Cerrado
Cerrado - degradação
Cerrado - recuperação
Cascalho
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 23-Fev-2024
Referência: MARANHÃO, Pedro Henrique da Silva. Sobrevivência e crescimento de espécies nativas em plantio de recomposição de área degradada pela extração de cascalho no Distrito Federal. 2022. 24 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo objetivou avaliar a sobrevivência e o crescimento de sete espécies arbóreas nativas do Cerrado, após dois anos do plantio em área degradada de cascalheira localizada na Fazenda Entre Rios no Distrito Federal. Antes da instalação do experimento foi realizada a preparação da área com descompactação do solo através do uso de subsolador a 40 cm de profundidade. As espécies arbóreas selecionadas foram Anadenanthera colubrina, Caryocarbrasiliense, Ceiba especiosa, Hancornia speciosa, Inga laurina, Inga cylindrica e Tabebuia roseoalba. O plantio das mudas na área de 200 x 100 m (20.000 m2), foi realizado na época chuvosa, em janeiro do ano de 2016. Para isso foram implantadas 29 linhas de plantio em nível onde foram abertos sulcos de 30 cm de profundidade para o plantio das mudas. Após dois anos do plantio, as setes espécies arbóreas plantadas apresentaram taxas de sobrevivência superior a 70%. Os valores médios de altura e diâmetro variaram bastante entre as espécies. Entretanto, o estudo aponta destaque para a espécie Caryocar brasiliense, que apresentou taxa de 98,9% de sobrevivência e valores médios de altura (65,1 cm) e diâmetro (20,4 mm) superiores as demais espécies. Dessa forma, a espécie tem potencial para ser recomendada em plantios que buscam recuperar áreas degradadas ocasionadas por retirada de cascalho. O estudo adiciona informações sobre o comportamento de mudas de sete espécies arbóreas em área degradadas por extração de cascalho no bioma Cerrado, e recomenda a uso das espécies C. brasiliense, H. speciosa e I. laurina que foram aquelas que obtiveram sobrevivência acima de 90% e bom desenvolvimento em altura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.