Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37633
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ReginaMariaAlvesMartins_tcc (1).pdf4,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As ocupações urbanas irregulares de alta vulnerabilidade social na política urbana do Distrito Federal
Autor(es): Martins, Regina Maria Alves
Orientador(es): Boullosa, Rosana de Freitas
Assunto: Política urbana
Ocupações irregulares - terras
Políticas públicas
Distrito Federal (DF) - espaço urbano
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 20-Fev-2024
Referência: MARTINS, Regina Maria Alves. As ocupações urbanas irregulares de alta vulnerabilidade social na política urbana do Distrito Federal. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Desde o início da construção da capital do Brasil, Brasília, as ocupações irregulares sempre estiveram presentes, no entanto, o governo do Distrito Federal sempre lidou de forma ineficaz na solução do problema. A presente pesquisa tem como objetivo a identificação e compreensão crítica (uma vez que esta pesquisa vai ser olhada através da lente dos estudos críticos em políticas públicas) como os instrumentos socioterritoriais governativos atuam nos problemas públicos das ocupações irregulares de alta vulnerabilidade social no contexto da atual política urbana do Distrito Federal, assumindo o assentamento Miguel Lobato como estudo de caso. Para isso serão analisadas as ações dos órgãos estatais, para entender como lidam com essas ocupações, assim como a implementação dos instrumentos socioterritoriais governativos tradicionais, e as ações coletivas das ocupações. A partir da análise documental, observou-se a ineficácia na implementação dos equipamentos públicos, o que aumenta a gravidade da situação de vulnerabilidade socioeconômica. Conclui-se então que as ações públicas dos gestores do GDF não são neutras, pois elas são carregadas de interesse políticos, também há falta representativa da classe renda baixa para representar os interesses de quem mora em uma ocupação irregular de alta vulnerabilidade, e que o território é formado por contradições e conflitos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.