Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrunaMarquesMiranda_tcc.pdf2,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Administração pública contemporânea : uma análise das inovações democráticas digitais da CGU para transparência governamental
Autor(es): Miranda, Bruna Marques
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Inovações tecnológicas
Lei de Acesso à Informação
Governo Federal (Brasil)
Transparência pública
Controladoria Geral da União (CGU)
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 6-Fev-2024
Referência: MIRANDA, Bruna Marques. Administração pública contemporânea: uma análise das inovações democráticas digitais da CGU para transparência governamental. 2023. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as Inovações Democráticas Digitais (IDDs) formuladas e implementadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) no desenvolvimento e aprofundamento da transparência governamental. A pesquisa busca compreender de que forma essas IDDs contribuem para a construção de um ambiente governamental mais transparente e democrático. Para alcançar esse objetivo, é realizado um mapeamento das IDDs implementadas pela CGU, com foco no combate à corrupção e na transparência. Isso envolve a análise de bases de dados abertas, relatórios e avaliações relacionados à Lei de Acesso à Informação (LAI) e à Parceria para Governo Aberto (em inglês, Open Government Partnership – OGP). É realizada uma análise tecnopolítica das IDDs, examinando os efeitos diretos e indiretos dessas iniciativas na democracia. Pesquisas bibliográficas e entrevistas semiestruturadas são utilizadas para compreender o contexto tecnopolítico em que as IDDs são implementadas e como elas impactam na transparência governamental. Ao final da pesquisa, obtém-se um entendimento mais aprofundado sobre o papel das IDDs da CGU no desenvolvimento da transparência, contribuindo para aprimorar as políticas de acesso à informação, combate à corrupção e participação social. A pesquisa revela que a CGU continua a lidar com desafios que persistem desde a implementação das inovações democráticas digitais estudadas e apresentadas neste trabalho. A falta de universalidade no acesso à informação e a ausência de soluções para essa problemática emergem como pontos de preocupação evidenciados pelos resultados da pesquisa. A falta de monitoramento universal e de engajamento social na utilização de dados públicos também se destaca para a necessidade de aprimoramento dentro do contexto da CGU. Esses aspectos ressaltam a importância de abordagens contínuas e abrangentes para fortalecer a eficácia das práticas de inovação democrática digital na esfera governamental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.