Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NayaraDiasDeOliveira_tcc.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A transmidiação do conto de fadas ‘a pequena sereia’ : a educação visual na infância contemporânea
Autor(es): Oliveira, Nayara Dias de
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: Contos de fadas
Transmídia
Educação infantil
Escolas públicas
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 24-Jan-2024
Referência: OLIVEIRA, Nayara Dias de. A transmidiação do conto de fadas ‘a pequena sereia’: a educação visual na infância contemporânea. 2023. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho investigou os desdobramentos imagéticos da transmidiação do conto de fadas A Pequena Sereia, que se vinculou ao cinema nas versões do gênero de animação (1989) e na categoria de live-action (2023). Utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, apoiada na intervenção por meio de uma sequência didática aplicada para crianças do 4º ano de uma escola classe de Ceilândia, visando a consecução do objetivo geral da pesquisa, que buscou identificar quais são as contribuições que a transposição mencionada oferece à educação visual e cultural das infâncias no contexto contemporâneo. No intuito de compreender o percurso histórico atravessados pelos contos de fadas até chegar ao vínculo com os filmes, empregouse os referenciais teóricos de García (2007), Schneider; Torossian (2009), Merege (2010) e Da Rosa; Thies (2021). Para captar a linguagem cinematográfica no processo transmidiático, recorremos à fundamentação bibliográfica de Duarte (2002), Pinto (2009) e Jenkins (2015). A pesquisa seguiu para o segmento que aborda a representatividade racial do filme a partir de autores como hooks (2019) e Pereira et al (2023). Por fim, se ancorou na prática da sequência didática na escola, que resultou em registros visuais que corroboraram com a diversificação da leitura imagética das crianças.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.