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Título: A formação de professoras(es) para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP Nº 2/2019
Autor(es): Almeida, Lorrany Martins de
Orientador(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Assunto: Educação
Pedagogos - formação
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 29-Nov-2023
Data de publicação: 24-Jan-2024
Referência: ALMEIDA, Lorrany Martins de. A formação de professoras(es) para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP Nº 2/2019. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O artigo apresenta considerações de docentes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) em relação à formação da professora e do professor para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental diante das mudanças educacionais determinadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no curso de Pedagogia, por meio da Resolução CNE/CP nº 2/2019, que revoga a CNE/CP nº 2/2015. Tem como base o estudo do Projeto Político-Pedagógico (PPPC) do curso de Pedagogia Diurno da Faculdade de Educação (FE) e dos resultados obtidos em dois questionários aplicados ao seu corpo docente e a integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Ao todo, foram 32 respostas, dentre as quais destacamos a existência de entendimentos diferentes. Enquanto há docentes que defendem o modelo de formação para uma ampla atuação, conforme Resolução CNE/CP nº 1/2006, outras(os) entendem que o curso deveria ter um foco mais específico na formação para a atuação na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conclui que, embora o PPPC defina o objetivo formativo do curso, não há consenso docente acerca dos propósitos da formação, o que pode impactar diretamente na profissionalização da professora ou professor que atuará nessas etapas do ensino.
Abstract: The article presents the perspectives of professors of the Pedagogy course at the University of Brasília (UnB) regarding the initial teacher training for Early Childhood Education and the Early Years of Elementary Education in view of the educational changes imposed by the National Council of Education (CNE) for the Pedagogy course, through Resolution CNE/CP nº 2/2019, which revokes CNE/CP nº 2/2015. The paper is grounded on the study of the PoliticalPedagogical Project (PPPC) of the Daytime Pedagogy course at the School of Education (FE) and on the results obtained in two questionnaires applied to FE faculty and members of the Structuring Teaching Nucleus (NDE). In total, we obtained 32 responses, among which we noticed a difference in understandings. While there are professors who support the training model for a broad performance, according to Resolution CNE/CP nº 1/2006, other professors believe that the course should have a more specific focus on training candidates to work in Early Childhood Education and in the Early Years of Elementary Education. In conclusion, although the PPPC defines the training objective of the course, there is no consensus among faculty concerning the purposes of training, which can have a direct impact on the preparation of the teacher who will work in these school years.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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