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dc.contributor.advisorDevechi, Catia Piccolo Viero-
dc.contributor.authorAlmeida, Lorrany Martins de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lorrany Martins de. A formação de professoras(es) para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP Nº 2/2019. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta considerações de docentes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) em relação à formação da professora e do professor para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental diante das mudanças educacionais determinadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no curso de Pedagogia, por meio da Resolução CNE/CP nº 2/2019, que revoga a CNE/CP nº 2/2015. Tem como base o estudo do Projeto Político-Pedagógico (PPPC) do curso de Pedagogia Diurno da Faculdade de Educação (FE) e dos resultados obtidos em dois questionários aplicados ao seu corpo docente e a integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Ao todo, foram 32 respostas, dentre as quais destacamos a existência de entendimentos diferentes. Enquanto há docentes que defendem o modelo de formação para uma ampla atuação, conforme Resolução CNE/CP nº 1/2006, outras(os) entendem que o curso deveria ter um foco mais específico na formação para a atuação na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conclui que, embora o PPPC defina o objetivo formativo do curso, não há consenso docente acerca dos propósitos da formação, o que pode impactar diretamente na profissionalização da professora ou professor que atuará nessas etapas do ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleA formação de professoras(es) para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP Nº 2/2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T14:37:35Z-
dc.date.available2024-01-24T14:37:35Z-
dc.date.submitted2023-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37367-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The article presents the perspectives of professors of the Pedagogy course at the University of Brasília (UnB) regarding the initial teacher training for Early Childhood Education and the Early Years of Elementary Education in view of the educational changes imposed by the National Council of Education (CNE) for the Pedagogy course, through Resolution CNE/CP nº 2/2019, which revokes CNE/CP nº 2/2015. The paper is grounded on the study of the PoliticalPedagogical Project (PPPC) of the Daytime Pedagogy course at the School of Education (FE) and on the results obtained in two questionnaires applied to FE faculty and members of the Structuring Teaching Nucleus (NDE). In total, we obtained 32 responses, among which we noticed a difference in understandings. While there are professors who support the training model for a broad performance, according to Resolution CNE/CP nº 1/2006, other professors believe that the course should have a more specific focus on training candidates to work in Early Childhood Education and in the Early Years of Elementary Education. In conclusion, although the PPPC defines the training objective of the course, there is no consensus among faculty concerning the purposes of training, which can have a direct impact on the preparation of the teacher who will work in these school years.pt_BR
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