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Título: Interculturalidade e questões étnico-raciais nas redes: possibilidades educativas na comunicação digital
Autor(es): Martins, Kelly Cristina Monteiro
Orientador(es): Oliveira, Alessandro Roberto de
Assunto: Racismo
Comunicação virtual
Cibercultura
Etnografia virtual
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: MARTINS, Kelly Cristina Monteiro. Interculturalidade e questões étnico-raciais nas redes: possibilidades educativas na comunicação digital. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho disserta sobre a temática das relações étnico-raciais no ciberespaço como ambiente não formal de educação. O objetivo é discutir a interface entre educação, comunicação e tecnologia, cada vez mais presente na vida contemporânea, em uma perspectiva intercultural. Por meio de uma etnografia digital, a pesquisa acompanhou quatro personalidades negras que atuam como influenciadoras em plataformas como twitter e instagram, a partir da viralização da hashtag #BlackLivesMatter, em maio de 2020, até a ascendência da hashtag #WakandaForever, em agosto do mesmo ano. Os dados sistematizados neste intervalo revelam uma intensificação dos debates sobre racismo e identidade negra e apontam grande potencial das redes como ambientes de aprendizagem promissores na luta antirracista. Ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração os limites dessas plataformas, como a efemeridade e superficialidade das discussões, além do próprio caráter neoliberal e capitalista dessas infraestruturas online, principalmente no que tange à reprodução de padrões hegemônicos e a facilidade de disseminação de desinformação, o que pode ser negativo em termos de aprendizagem, urgindo a necessidade de uma alfabetização midiática.
Abstract: This paper discusses the theme of ethnic-racial relations in cyberspace as a non-formal education environment. The objective is to discuss the interface between education, communication and technology, increasingly present in contemporary life, in an intercultural perspective. Through a digital ethnography, the research accompanied four black personalities who act as influencers on platforms such as Twitter and Instagram, from the viralization of the hashtag #BlackLivesMatter, in May 2020, to the rise of the hashtag #WakandaForever, in August of the same year. The systematized data in this interval reveal an intensification of debates on racism and black identity that points to the great potential of social networks as promising learning environments in the anti-racist cause. At the same time, these platforms limits must be taken into account, such as the ephemerality and superficiality of the discussions, besides to the neoliberal and capitalist identity of these online infrastructures, especially with regard to the reproduction of hegemonic standards and the ease of misinformation dissemination, which can be negative when it comes to learning, showing up the need for media literacy education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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