Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KellyCristinaMonteiroMartins_tcc.pdf3,3 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Alessandro Roberto de-
dc.contributor.authorMartins, Kelly Cristina Monteiro-
dc.identifier.citationMARTINS, Kelly Cristina Monteiro. Interculturalidade e questões étnico-raciais nas redes: possibilidades educativas na comunicação digital. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho disserta sobre a temática das relações étnico-raciais no ciberespaço como ambiente não formal de educação. O objetivo é discutir a interface entre educação, comunicação e tecnologia, cada vez mais presente na vida contemporânea, em uma perspectiva intercultural. Por meio de uma etnografia digital, a pesquisa acompanhou quatro personalidades negras que atuam como influenciadoras em plataformas como twitter e instagram, a partir da viralização da hashtag #BlackLivesMatter, em maio de 2020, até a ascendência da hashtag #WakandaForever, em agosto do mesmo ano. Os dados sistematizados neste intervalo revelam uma intensificação dos debates sobre racismo e identidade negra e apontam grande potencial das redes como ambientes de aprendizagem promissores na luta antirracista. Ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração os limites dessas plataformas, como a efemeridade e superficialidade das discussões, além do próprio caráter neoliberal e capitalista dessas infraestruturas online, principalmente no que tange à reprodução de padrões hegemônicos e a facilidade de disseminação de desinformação, o que pode ser negativo em termos de aprendizagem, urgindo a necessidade de uma alfabetização midiática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordComunicação virtualpt_BR
dc.subject.keywordCiberculturapt_BR
dc.subject.keywordEtnografia virtualpt_BR
dc.titleInterculturalidade e questões étnico-raciais nas redes: possibilidades educativas na comunicação digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T17:50:10Z-
dc.date.available2024-01-08T17:50:10Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37282-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper discusses the theme of ethnic-racial relations in cyberspace as a non-formal education environment. The objective is to discuss the interface between education, communication and technology, increasingly present in contemporary life, in an intercultural perspective. Through a digital ethnography, the research accompanied four black personalities who act as influencers on platforms such as Twitter and Instagram, from the viralization of the hashtag #BlackLivesMatter, in May 2020, to the rise of the hashtag #WakandaForever, in August of the same year. The systematized data in this interval reveal an intensification of debates on racism and black identity that points to the great potential of social networks as promising learning environments in the anti-racist cause. At the same time, these platforms limits must be taken into account, such as the ephemerality and superficiality of the discussions, besides to the neoliberal and capitalist identity of these online infrastructures, especially with regard to the reproduction of hegemonic standards and the ease of misinformation dissemination, which can be negative when it comes to learning, showing up the need for media literacy education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.