Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37111
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_HugoDanielPereira_tcc.pdf439,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reutilização e desinfecção das máscaras N95
Autor(es): Pereira, Hugo Daniel
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Assunto: Equipamento de proteção individual (EPI)
Máscara de proteção facial
Covid-19
Data de apresentação: 18-Mai-2021
Data de publicação: 17-Dez-2023
Referência: PEREIRA, Hugo Daniel. Reutilização e desinfecção das máscaras N95. 2021. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: Com o aumento da demanda dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) causado pela pandemia da COVID-19, os custos desses equipamentos tiveram um aumento significativo, levando os serviços de saúde a desenvolverem protocolos institucionais que permitissem o uso prolongado e intermitente desses EPI. As máscaras N95 são indicadas para profissionais da saúde que realizam procedimentos que podem gerar aerossóis, sendo um equipamento indispensável para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma atualização acerca da reutilização da máscara N95 e similares em ambientes hospitalares. Método e Resultados: Revisão de literatura sobre a reutilização e desinfecção da máscara N95 com base na consulta à literatura científica e técnica, por meio de acesso a bases de dados e orientações oficiais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Hospital Universitário de Brasília (EBSERH). Os materiais dissertaram sobre a reutilização das máscaras N95, destacando que seu reuso, deve atender às especificações do fabricante, sendo utilizada de forma individualizada pelo profissional, atentando-se para os cuidados de preservação do material. Acerca da descontaminação da máscara N95 e similares, cabe ressaltar que o uso de produtos químicos e ciclos de desinfecção, comprometem a estrutura das máscaras e sua capacidade de filtração. Conclusão: Essa revisão permitiu compreender acerca do uso seguro das máscaras N95 na perspectiva da sua reutilização, reforçando que sua reutilização é uma excepcionalidade que só deve ser adotada na falta ou limitação desse insumo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.