Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RafaellaLassanceLimaCosta_tcc.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pedagogias culturais no ensino das artes visuais : um estudo sobre educação como arte e arte como educação
Autor(es): Costa, Rafaella Lassance Lima
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosário Tatiana
Assunto: Pedagogos - prática profissional
Pedagogia
Arte e cultura
Arte e educação
Artes visuais
Artes visuais - processos criativos
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 27-Nov-2023
Referência: COSTA, Rafaella Lassance Lima. Pedagogias culturais no ensino das artes visuais: um estudo sobre educação como arte e arte como educação. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho busca estudar iniciativas artístico-pedagógicas de artistas e professores-artistas que trabalham, em suas práticas, com a Pedagogia Cultural em articulação com uma perspectiva descolonizadora. Para isso, analisa-se a obra “Cátedra Arte de Conduta”, de Tania Bruguera, e os projetos pedagógicos, de Leísa Sasso, com respaldo nas teorias decoloniais – a pedagogia crítica de Paulo Freire e a teoria da sociologia da imagem, de Silvia Rivera. Dessa forma, torna-se possível pensar uma educação em artes visuais descolonizadora e com aporte no estudo crítico das visualidades, em diálogo com a rede de significados, com o repertório cultural latino-americano e com as realidades sociais dos estudantes.
Abstract: This work aims to study artistic-pedagogical initiatives by artists and teacher-artists who work, in their practices, with the Cultural Pedagogy in articulation with a decolonizing perspective. For this, it analyses the work “Cátedra Arte de Conducta”, by Tania Bruguera, and the pedagogical projects, by Leísa Sasso, with the support from decolonial theories – the Critical Pedagogy of Paulo Freire and the Visual Sociology of Silvia Rivera. In this regard, it becomes possible to think of a decolonizing education in visual arts, based in the critical study of the visualities, in dialogue with the network of meanings, the Latin-American cultural repertoire and the social realities of the students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.