Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RafaellaLassanceLimaCosta_tcc.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernández Méndez, María del Rosário Tatiana-
dc.contributor.authorCosta, Rafaella Lassance Lima-
dc.identifier.citationCOSTA, Rafaella Lassance Lima. Pedagogias culturais no ensino das artes visuais: um estudo sobre educação como arte e arte como educação. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca estudar iniciativas artístico-pedagógicas de artistas e professores-artistas que trabalham, em suas práticas, com a Pedagogia Cultural em articulação com uma perspectiva descolonizadora. Para isso, analisa-se a obra “Cátedra Arte de Conduta”, de Tania Bruguera, e os projetos pedagógicos, de Leísa Sasso, com respaldo nas teorias decoloniais – a pedagogia crítica de Paulo Freire e a teoria da sociologia da imagem, de Silvia Rivera. Dessa forma, torna-se possível pensar uma educação em artes visuais descolonizadora e com aporte no estudo crítico das visualidades, em diálogo com a rede de significados, com o repertório cultural latino-americano e com as realidades sociais dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordArte e culturapt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuaispt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - processos criativospt_BR
dc.titlePedagogias culturais no ensino das artes visuais : um estudo sobre educação como arte e arte como educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T18:49:32Z-
dc.date.available2023-11-27T18:49:32Z-
dc.date.submitted2022-05-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36907-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to study artistic-pedagogical initiatives by artists and teacher-artists who work, in their practices, with the Cultural Pedagogy in articulation with a decolonizing perspective. For this, it analyses the work “Cátedra Arte de Conducta”, by Tania Bruguera, and the pedagogical projects, by Leísa Sasso, with the support from decolonial theories – the Critical Pedagogy of Paulo Freire and the Visual Sociology of Silvia Rivera. In this regard, it becomes possible to think of a decolonizing education in visual arts, based in the critical study of the visualities, in dialogue with the network of meanings, the Latin-American cultural repertoire and the social realities of the students.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.