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Título: Nostalgic place : ferramenta lúdica para o aprendizado de línguas estrangeiras por meio da música para pessoas idosas
Autor(es): Rocha, Viviane Letícia Guimarães
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Idosos - educação
Aplicativo - design
Língua estrangeira - aprendizagem
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 24-Nov-2023
Referência: ROCHA, Viviane Letícia Guimarães. Nostalgic place: ferramenta lúdica para o aprendizado de línguas estrangeiras por meio da música para pessoas idosas. 2022. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de uma solução lúdica para tornar mais leve a trajetória de idosos no processo de aprendizagem complementar de línguas estrangeiras por meio da música. Para esse fim, fez-se necessária a investigação do relacionamento dos idosos com a tecnologia, metodologias de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) e práticas para a gerontologia; abordagens do design, da experiência do usuário e de jogos sérios. A partir das pesquisas secundárias, foi possível entender melhor os cenários e traçar perfis de pessoas idosas e suas motivações para aprender LE. Desta forma o protótipo de um aplicativo para smartphones; lúdico; com desafios engajadores e educativos; envolvendo a música; com atenção aos interesses e necessidades do público em questão, tornou-se viável.
Abstract: The following work aims to develop a ludic solution to make the trajectory of elderly people in the process of learning foreign languages easier through music. For that end, it was necessary to investigate the relationship of the elderly with technology; foreign language (FL) teaching methodologies and practices for gerontology; approaches to design, user experience, and serious games. Through desk research, it was possible to better understand the scenarios and trace profiles of elderly people and their motivations for learning FL. Thus, the prototype of a smartphone application; playful; with engaging and educational challenges; involving music; attention to the interests and needs of the target audience, turned tangible.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
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