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2022_VivianeLeticiaGuimaraesRocha_tcc.pdf15,87 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Tiago Barros Pontes e-
dc.contributor.authorRocha, Viviane Letícia Guimarães-
dc.identifier.citationROCHA, Viviane Letícia Guimarães. Nostalgic place: ferramenta lúdica para o aprendizado de línguas estrangeiras por meio da música para pessoas idosas. 2022. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva o desenvolvimento de uma solução lúdica para tornar mais leve a trajetória de idosos no processo de aprendizagem complementar de línguas estrangeiras por meio da música. Para esse fim, fez-se necessária a investigação do relacionamento dos idosos com a tecnologia, metodologias de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) e práticas para a gerontologia; abordagens do design, da experiência do usuário e de jogos sérios. A partir das pesquisas secundárias, foi possível entender melhor os cenários e traçar perfis de pessoas idosas e suas motivações para aprender LE. Desta forma o protótipo de um aplicativo para smartphones; lúdico; com desafios engajadores e educativos; envolvendo a música; com atenção aos interesses e necessidades do público em questão, tornou-se viável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIdosos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAplicativo - designpt_BR
dc.subject.keywordLíngua estrangeira - aprendizagempt_BR
dc.titleNostalgic place : ferramenta lúdica para o aprendizado de línguas estrangeiras por meio da música para pessoas idosaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T16:47:02Z-
dc.date.available2023-11-24T16:47:02Z-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36863-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The following work aims to develop a ludic solution to make the trajectory of elderly people in the process of learning foreign languages easier through music. For that end, it was necessary to investigate the relationship of the elderly with technology; foreign language (FL) teaching methodologies and practices for gerontology; approaches to design, user experience, and serious games. Through desk research, it was possible to better understand the scenarios and trace profiles of elderly people and their motivations for learning FL. Thus, the prototype of a smartphone application; playful; with engaging and educational challenges; involving music; attention to the interests and needs of the target audience, turned tangible.pt_BR
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