Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ArthurDornellesDeFariasCosta_tcc.pdf893,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indígenas na política : um olhar sobre a atuação do movimento social na pandemia de covid-19
Autor(es): Costa, Arthur Dornelles de Farias
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Indígenas
Frentes parlamentares
Pandemia
Covid-19
Indígenas - saúde
Brasil. Congresso. Câmara dos Deputados
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 22-Nov-2023
Referência: COSTA, Arthur Dornelles de Farias. Indígenas na política: um olhar sobre a atuação do movimento social na pandemia de covid-19. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O mote da pesquisa é a emergência da pandemia, seu impacto na saúde das populações indígenas e a necessidade de políticas e de ações específicas para garantir a proteção e o acesso aos serviços de saúde. O texto também busca analisar a atuação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas no Congresso Nacional, em especial na Câmara dos Deputados, que tem sido um importante meio de articulação política em defesa dos povos indígenas e da saúde indígena. A frente parlamentar buscou propor e apoiar medidas legislativas voltadas para a proteção das comunidades indígenas, além de fiscalizar as ações do governo e promover o diálogo entre diferentes atores envolvidos. Ao abordar esses temas, o trabalho tem a intenção de contribuir para o debate sobre a relação entre os movimentos sociais, a Câmara dos Deputados, as populações indígenas, a saúde indígena e a pandemia, destacando a importância das políticas públicas especializadas e da participação ativa dos diversos atores envolvidos para garantir a proteção dos direitos e a saúde dessas populações. Dessa forma, mensurando o impacto do debate político-legislativo na formulação de políticas públicas voltadas à saúde indígena e também o papel do movimento indígena, organizado a partir de uma “etnopolítica”, na formulação dessas políticas. Assim, reforçando o papel de grande importância, porém insuficiente, da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas no combate à Covid19 nessas comunidades. O estudo é baseado na literatura sobre o tema e em dados disponíveis no portal da Câmara e em reportagens jornalísticas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.