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Título: Discriminação algorítmica do consumidor na era digital : uma análise jurídica das práticas de geopricing e de geoblocking
Autor(es): Furtado, Gabriel Cabral
Orientador(es): Moraes, Daniela Marques de
Assunto: Consumidores
Consumo (Economia)
Data de apresentação: 4-Jul-2023
Data de publicação: 21-Nov-2023
Referência: FURTADO, Gabriel Cabral. Discriminação algorítmica do consumidor na era digital: uma análise jurídica das práticas de geopricing e de geoblocking. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia analisa problemática central que emerge da migração do mercado de consumo para a era digital: a discriminação algorítmica dos consumidores, notadamente por meio das práticas de geopricing e de geoblocking. Nesse caminho, a pesquisa manifesta-se no contexto contemporâneo de proeminência das novas tecnologias digitais de informação, no qual estão presentes sofisticados algoritmos que, alimentados por dados pessoais e frequentemente desprovidos da necessária transparência, promovem ostensiva divulgação de produtos e serviços aos ciberconsumidores, em muitos casos sem o devido consentimento destes. Utiliza-se o método indutivo, com finalidade de construir uma conclusão crítica e mais ampla que as premissas apresentadas. Por seu turno, a técnica adotada é a bibliográfica, com análise de obras, artigos científicos, legislações e decisões judiciais. Objetiva-se aferir a existência, a suficiência e a aplicabilidade de parâmetros normativos já existentes em nosso ordenamento a casos que envolvam discriminação referencial no meio digital. Verifica-se em conclusão que, embora exista um microssistema de proteção do consumidor titular de dados, a normatização específica mostra-se como uma importante solução.
Abstract: This paper analyzes a central problem that emerges from the migration of the consumer market to the digital age: the algorithmic discrimination of consumers, notably through geopricing and geoblocking practices. In this way, the research manifests itself in the contemporary context of prominence of the new digital information technologies, in which sophisticated algorithms, fed by personal data and often lacking the necessary transparency, promote ostensive dissemination of products and services to cyberconsumers, in many cases without their proper consent. The inductive method is used, with the purpose of building a critical conclusion that is broader than the premises presented. On the other hand, the technique adopted is the bibliographical one, with analysis of scientific articles, law and judicial decisions. The objective is to assess the existence, sufficiency and applicability of normative parameters already existing in our legal system to cases involving referential discrimination in the digital environment. It is verified in conclusion that, although there is a consumer protection microsystem, the specific standardization proves to be an important solution.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
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