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Título: Organização da informação em ambientes de e-commerce : uma análise segundo a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan
Autor(es): Coelho, Leticia de Sousa
Orientador(es): Silva, Márcio Bezerra da
Assunto: Organização da informação
Classificação
Teoria de classificação facetada
E-commerce
Shopee
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 9-Nov-2023
Referência: COELHO, Leticia de Sousa. Organização da informação em ambientes de e-commerce: uma análise segundo a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan. 2023. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Estudo que busca considerar a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan como um meio de repensar a organização da informação nos ambientes de e- commerce. Analisa a forma como a plataforma de e-commerce Shopee organiza as informações dos seus produtos a partir da Teoria de Classificação Facetada de Ranganathan. Baseia-se em um referencial teórico que aborda os seguintes assuntos: organização da informação, incluindo sistemas de classificação bibliográfica; a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan, com foco em suas categorias fundamentais (Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo); e ambientes digitais do tipo e-commerce, apontando exemplos. Qualifica-se como uma pesquisa de método dedutivo, de natureza básica, de execução descritiva, bibliográfica e documental e de abordagem qualitativa de coleta de dados, considerando interfaces do e-commerce Shopee (versão desktop), analisadas a partir de categorias fundamentais, princípios e cânones. Observa-se que os produtos são ordenados por 29 categorias principais, os quais possuem rótulos formados, em sua maioria, pela junção de termos isolados, que os produtos podem ser classificados por quatro critérios de ordenação e que há a oferta de uma faixa de oito filtros básicos, que remetem às categorias fundamentais Personalidade, Matéria e Espaço. Resulta, ainda, na verificação de uma estruturação de facetas que se desenha, basicamente, a partir dos cânones da exclusividade de renques, da relevância, da permanência, da diferenciação e da sequência útil, e pelos princípios de ordenação de facetas, incluindo contiguidade espacial, medida quantitativa e sequência canônica. Conclui- se que a Shopee é um ambiente multidimensional que adota um conjunto básico de filtros para todos os seus produtos, onde as facetas observadas são mutuamente exclusivas e a combinação dos filtros vai se modificando sem dispor de uma organização por ordem alfabética, além de uma tentativa de diferenciar os produtos quanto a sua matéria e propriedade e da adoção de princípios de ordenação por região e profundidade, ou seja, do mais amplo até o mais específico.
Abstract: This study considers Ranganathan's Faceted Classification Theory as a means of rethinking the organization of information in e-commerce environments. It analyzes how the e-commerce platform Shopee organizes the information of its products from the Ranganathan's Faceted Classification Theory. It is based on a theoretical framework that addresses the following subjects: information organization, including bibliographic classification systems; Ranganathan's Faceted Classification Theory, focusing on its fundamental categories (Personality, Matter, Energy, Space and Time); and digital environments of the e-commerce type, pointing out examples. It qualifies as a deductive method research, of basic nature, descriptive, bibliographic, and documentary execution, and qualitative approach to data collection, considering e- commerce Shopee interfaces (desktop version), analyzed from fundamental categories, principles, and canons. It is observed that the products are sorted by 29 main categories, which have labels formed, for the most part, by the combination of isolated terms, that the products can be classified by four sorting criteria and that there is a range of eight basic filters, which refer to the fundamental categories Personality, Matter and Space. It also results in the verification of a structuring of facets that is basically drawn from the canons of exclusivity of renown, relevance, permanence, differentiation, and useful sequence, and by the principles of ordering facets, including spatial contiguity, quantitative measure, and canonical sequence. It is concluded that Shopee is a multidimensional environment that adopts a basic set of filters for all its products, where the facets observed are mutually exclusive and the combination of the filters changes without having an alphabetical organization, in addition to an attempt to differentiate products in terms of their material and property and the adoption of ordering principles by region and depth, that is, from the broadest to the most specific.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
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