Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeticiaDeSousaCoelho_tcc.pdf3,94 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Márcio Bezerra da-
dc.contributor.authorCoelho, Leticia de Sousa-
dc.identifier.citationCOELHO, Leticia de Sousa. Organização da informação em ambientes de e-commerce: uma análise segundo a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan. 2023. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEstudo que busca considerar a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan como um meio de repensar a organização da informação nos ambientes de e- commerce. Analisa a forma como a plataforma de e-commerce Shopee organiza as informações dos seus produtos a partir da Teoria de Classificação Facetada de Ranganathan. Baseia-se em um referencial teórico que aborda os seguintes assuntos: organização da informação, incluindo sistemas de classificação bibliográfica; a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan, com foco em suas categorias fundamentais (Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo); e ambientes digitais do tipo e-commerce, apontando exemplos. Qualifica-se como uma pesquisa de método dedutivo, de natureza básica, de execução descritiva, bibliográfica e documental e de abordagem qualitativa de coleta de dados, considerando interfaces do e-commerce Shopee (versão desktop), analisadas a partir de categorias fundamentais, princípios e cânones. Observa-se que os produtos são ordenados por 29 categorias principais, os quais possuem rótulos formados, em sua maioria, pela junção de termos isolados, que os produtos podem ser classificados por quatro critérios de ordenação e que há a oferta de uma faixa de oito filtros básicos, que remetem às categorias fundamentais Personalidade, Matéria e Espaço. Resulta, ainda, na verificação de uma estruturação de facetas que se desenha, basicamente, a partir dos cânones da exclusividade de renques, da relevância, da permanência, da diferenciação e da sequência útil, e pelos princípios de ordenação de facetas, incluindo contiguidade espacial, medida quantitativa e sequência canônica. Conclui- se que a Shopee é um ambiente multidimensional que adota um conjunto básico de filtros para todos os seus produtos, onde as facetas observadas são mutuamente exclusivas e a combinação dos filtros vai se modificando sem dispor de uma organização por ordem alfabética, além de uma tentativa de diferenciar os produtos quanto a sua matéria e propriedade e da adoção de princípios de ordenação por região e profundidade, ou seja, do mais amplo até o mais específico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOrganização da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordClassificaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria de classificação facetadapt_BR
dc.subject.keywordE-commercept_BR
dc.subject.keywordShopeept_BR
dc.titleOrganização da informação em ambientes de e-commerce : uma análise segundo a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathanpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T15:45:44Z-
dc.date.available2023-11-09T15:45:44Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36752-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study considers Ranganathan's Faceted Classification Theory as a means of rethinking the organization of information in e-commerce environments. It analyzes how the e-commerce platform Shopee organizes the information of its products from the Ranganathan's Faceted Classification Theory. It is based on a theoretical framework that addresses the following subjects: information organization, including bibliographic classification systems; Ranganathan's Faceted Classification Theory, focusing on its fundamental categories (Personality, Matter, Energy, Space and Time); and digital environments of the e-commerce type, pointing out examples. It qualifies as a deductive method research, of basic nature, descriptive, bibliographic, and documentary execution, and qualitative approach to data collection, considering e- commerce Shopee interfaces (desktop version), analyzed from fundamental categories, principles, and canons. It is observed that the products are sorted by 29 main categories, which have labels formed, for the most part, by the combination of isolated terms, that the products can be classified by four sorting criteria and that there is a range of eight basic filters, which refer to the fundamental categories Personality, Matter and Space. It also results in the verification of a structuring of facets that is basically drawn from the canons of exclusivity of renown, relevance, permanence, differentiation, and useful sequence, and by the principles of ordering facets, including spatial contiguity, quantitative measure, and canonical sequence. It is concluded that Shopee is a multidimensional environment that adopts a basic set of filters for all its products, where the facets observed are mutually exclusive and the combination of the filters changes without having an alphabetical organization, in addition to an attempt to differentiate products in terms of their material and property and the adoption of ordering principles by region and depth, that is, from the broadest to the most specific.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.